Cidades
Arara Sandra é resgatada de prisão de pássaros em Niterói
A história da arara 'Sandra' teve um final feliz. Desaparecida desde o último dia 23, quando fugiu de casa, em Piratininga, Região Oceânica de Niterói, o animal foi resgatado na manhã desta sexta-feira (17), por policiais da Linha Verde, do Batalhão Florestal.
De acordo com as informações do Linha Verde, a denúncia informava que a ave tinha sido escondida por um morador da Rua Madri, em Piratininga, e que no local haveria também diversos animais silvestres mantidos em cativeiro. Após terem recebido as informações, os agentes da Unidade de Policiamento Ambiental da Serra da Tiririca foram ao local e constataram a veracidade das informações, inclusive a existência de vários pássaros silvestres da fauna brasileira sem anilhas e autorizações pertinentes.
"Ela ficou 25 dias desaparecida. Eu olhava a casinha dela vazia e ficava muito triste. Mas nunca desisti de reencontrá-la. Ofereci recompensa e expandi a propaganda, porque tinha certeza que alguém tinha pego ela", contou o publicitário Maikel Alves, de 40 anos, dono da arara.
Ainda segundo Maikel, a ave estava em estado de choque e, somente quando se sentiu segura, demonstrou felicidade por ter sido resgatada. Sandra vive com a família há 9 anos e é registrada no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), com uma anilha presa ao pé.
"O local que ela foi encontrada se tratava de um cativeiro de pássaros. Havia muitas gaiolas e os policiais apreenderam tudo. Acredita-se que os pássaros são avaliados em mais de R$ 20 mil. Os animais foram soltos na APA de Cachoeira de Macacu. Queria agradecer a pessoa que denunciou de forma anônima a localização de Sandra ao Linha Verde, pois sem querer, ela trouxe novamente a felicidade para minha família", contou.
O sumiço de Sandra
O caso de uma arara Sandra ganhou repercussão na internet após a criação da página ‘Ajude a achar Sandra’, que mobilizou cerca de 60 mil pessoas em toda a região para localizar a ave perdida. O desaparecimento ocorreu no último dia 23, em Piratininga.
A ave morava em um coqueiro na casa do proprietário Maikel Alves, mas teria se assustado com fogos de artifício e acabou fugindo. Em outros episódios, o animal escapava para casa de vizinhos e logo retornava ao lar, porém, dessa vez ela não retornou.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!