Cidades
Artista plástico de Maricá revela a natureza transformada
Materiais descartados pela natureza viram obras de arte nas mãos do artista plástico Osias Silveira, morador de Maricá há mais de 30 anos. Operário da arte, como o próprio artista se autodenomina, ele produz peças com materiais descartados pela natureza, como palhas de palmeira e coco, restos de madeira, cipó e folhas.
Suas obras, ricas em detalhes, estão expostas às margens da Rodovia Amaral Peixoto, próximo ao quilômetro 27, no bairro Parque Nanci, em Maricá.
No ateliê, peças exclusivas, que têm como inspirações personagens famosos, entre eles: Raul Seixas, Jimi Hendrix, Lampião e Maria Bonita.
Segundo o próprio artista, Raul Seixas foi um grande amigo e hoje serve como inspiração para peças. O roqueiro ganhou uma praça, perto do ateliê, com seu nome e recebe a exposição permanente: Viva Raul.
"Sou um grande operário da arte, acho que tenho o dom de confeccionar peças com o que a natureza joga fora, ao ver um invólucro de palmeira se soltar, vi a possibilidade de fazer arte. Comecei produzindo móveis e posteriormente evolui para esculturas", contou.
Para ajudar na preservação ambiental o artista plástico integrou materiais recicláveis a sua arte como pneus, latas e lacres de latas.
"A preservação do meio ambiente sempre foi uma preocupação minha, acho que devemos cuidar da nossa natureza e a partir daí, comecei a produzir minhas esculturas. Ver pneus demorando a se deteriorar resolvi integrá-los as minhas peças", finalizou.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!