Deu versão!

'As crianças estavam felizes', diz dançarina do 'Cavalo tarado'

Thamires Candida fez um vídeo explicando sobre apresentação

Thamires respondeu à pergunta de uma usuária sobre qual seria a proposta pedagógica da dança
Thamires respondeu à pergunta de uma usuária sobre qual seria a proposta pedagógica da dança |  Foto: Reprodução/Tiktok
 

A atriz e dançarina Thamires Candida, da companhia Suave, responsável pela apresentação de dança com teor sexual em uma escola municipal do Rio, disse em um vídeo publicado no Tiktok, que "as crianças estão muito felizes, não tem nada demais".

Segurando a máscara de cavalo, que foi usada na apresentação, ela responde à pergunta de uma usuária sobre qual seria a proposta pedagógica da dança. O perfil de Thamires não constava na plataforma, no início da tarde desta quarta-feira (30).

Leia+: Afastados diretores de escolas por onde o 'Cavalo Tarado' passou

Leia+: Paes critica 'Cavalo Tarado' em escola municipal: 'Absurdo'

"Pra quem não sabe, aconteceu um espetáculo de uma hora, isso só foi segundos da apresentação, na verdade, foi o final da apresentação. As crianças viram um espetáculo de dança chamado Suave, que a gente viaja desde 2014 para o mundo afora apresentando a nossa dança", começa dizendo.

Thamires continua: "É claro que vocês não vão entender contexto nenhum, até porque é um simples vídeo que a gente coloca, então milhares de coisas estão acontecendo. Pra quem está julgando, que é do diabo, que é isso, que é aquilo, mano: vamos ter Deus no coração, né?!", acrescenta.

Por fim, a dançarina diz que a música "Olha os cavalos no cio" foi modificada para a apresentação no Ciep Municipal Luiz Carlos Prestes, na Cidade de Deus, na Zona Oeste do Rio.

"As crianças estão muito felizes, não tem nada demais. A música foi modificada para uma versão light", afirma.

Diretores afastados

Foram afastados pela Secretaria Municipal de Educação do Rio (SME) diretores de quatro escolas onde ocorreram apresentações da companhia Suave, que utilizou música e dança com conotações sexuais.

Segundo a pasta, os funcionários são dos respectivos colégios: CIEP Luiz Carlos Prestes; CIEP Gustavo Capanema; Escola Municipal Marechal Estevão Leite de Carvalho; Escola Municipal Rivadavia Correia.

Os diretores ficarão afastados, segundo a SME, durante a sindicância que apura o caso. Com a repercussão do caso, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, postou em suas redes sociais, na segunda-feira (28), um vídeo repudiando e dizendo que a apresentação é "inaceitável".

Na ocasião, uma mulher aparece com uma máscara de um cavalo e fazendo movimentos de galope em cima de um homem. Além disso, homens aparecem vestidos de bailarinos e dançando funk. 

A música contém trechos de conotações sexuais e inapropriadas para crianças, como "Cavalo tarado", "Ela toma, ela vai pra frente, ela vai pra trás", "Olha os cavalos no cio", "Vem mulher, senta e rebola".

< Suspeito de matar jovem na Rocinha presta depoimento à polícia Estado do Rio agora conta com Núcleo do Envelhecimento Humano <