Vídeo
Encosta prestes a desabar assusta moradores de Magé: 'Só piora'
Com fortes chuvas, as pedras caem na estrada, segundo denúncias
Uma encosta com risco de desabamento tem gerado preocupação entre os moradores de Santo Aleixo, em Magé, na Baixada Fluminense. A denúncia foi feita pelo influenciador Valcir de Magé, que tem alertado sobre o perigo representado pela estrutura conhecida como "Laje".
Segundo relatos, o local apresenta risco iminente de queda de pedras e deslizamento de barreiras, especialmente durante períodos de fortes chuvas, como a que ocorreu na última segunda-feira (18).
"Isso aqui é um pedregulho gigante, condenado, e pode cair a qualquer momento, causando uma tragédia na nossa cidade. A cada chuva, caem pedras, troncos... é um risco constante", afirmou Valcir em um vídeo em que faz a denúncia.
De acordo com o influenciador, a situação da encosta é alvo de reclamações há mais de 30 anos, mas as condições só têm piorado.
"Estamos alertando, fazendo vídeos, pedindo providências, e ninguém toma nenhuma atitude. Colocaram manilhas para proteger? Isso é sério? Como se isso fosse resolver. Só piora a situação e aumenta o risco. A cada chuva, o problema só se agrava", criticou.
O que diz o município
Procurada pelo ENFOCO, a Prefeitura de Magé alegou que também tem preocupação com o local.
"A Defesa Civil tem constante monitoramento, cadastro e acompanhamento de todos os moradores dessa área, assim como protocolos para atender a população na iminência de desastres", informou.
Ainda de acordo com o município, tanto para o lajedo na Rua Malvino Ferreira de Andrade, quanto próximo da Gruta da Santinha, são necessárias obras de grande porte.
"E já registramos os projetos junto ao Estado, na Subsecretaria de Urbanização, Saneamento, Erradicação de Riscos e Desastres e Projetos Especiais. E aguardamos para que seja realizada a execução", finaliza a nota.
O Governo do Estado, questionado, informou que o projeto em Magé será encaminhado para licitação.
"A Secretaria de Estado de Habitação de Interesse Social (Sehis) afirma que o projeto e orçamento das obras de contenção do local citado foram elaborados pela Subsecretaria de Urbanização, Saneamento, Erradicação de Riscos e Desastres e Projetos Especiais e serão encaminhados para licitação", finalizou.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!