Cultura
Palacete reabre as portas em Niterói; veja a riqueza de detalhes
Solar Notre Rêve resistiu a incêndio e é símbolo cultural
Com portas reabertas nesta sexta-feira (22), o pleno funcionamento do Solar Notre Rêve, também conhecido como Casa Norival de Freitas, marca o aniversário de 451 anos de Niterói.
Localizado na Rua Visconde de Itaboraí, no Centro, o imóvel de estilo eclético romântico foi inaugurado em 1923 e agora passou por uma restauração que resgatou sua beleza original, consolidando-o como um símbolo histórico e cultural da cidade.
Construído em 1921 para ser a residência do advogado e político Norival de Freitas, o palacete foi o centro das atenções na manhã de hoje. Entre os convidados estava Matheus Cabral, bisneto do homenageado.
“É muito bom para mim e para minha família ter essa homenagem. Está tudo muito lindo”, declarou emocionado.
Reforma de milhões
A reforma, avaliada em R$ 29 milhões e iniciada pela Prefeitura de Niterói em dezembro de 2022, recuperou cada detalhe da arquitetura original do solar, desde os ornamentos de curvas e guirlandas até os pisos históricos, que agora só podem ser acessados com calçados especiais para preservação.
O interior impressiona com pinturas pouchoir, vidros coloridos, azulejaria art nouveau e varandas com estrutura de ferro fundido.
“Uma qualidade excepcional. O que vocês estão vendo é fruto de uma pesquisa extensa e técnica, envolvendo especialistas de diversas áreas, como biotécnica da Universidade Federal Fluminense (UFF). Cada detalhe foi pensado e executado com muito carinho”, explicou o arquiteto Anderson Viana, responsável pelo projeto.
Aprendiz Musical
Além de preservar o patrimônio histórico, o Solar Notre Rêve será a nova sede do programa Aprendiz Musical, que oferece formação a jovens músicos, e também funcionará como um centro cultural com uma programação diversificada.
História de abandono e renascimento
Desapropriado pela prefeitura em 1979, o Solar Notre Rêve sofreu com um incêndio em 1984, que destruiu parte de sua estrutura. Apesar de reformas em 1988, o imóvel caiu em abandono nos anos 1990. Em 2019, a Defesa Civil de Niterói constatou o risco de desabamento, levando à execução de escoramentos emergenciais.
A obra de restauração só foi viabilizada em 2022, na gestão do prefeito Rodrigo Neves, como parte de um esforço para recuperar a memória arquitetônica e histórica da cidade.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!