Perigo ambiental

Balão causa incêndio em Parque Municipal de Niterói

A prática de soltar balões é crime

O fogo foi controlado pela Guarda Ambiental de Niterói
O fogo foi controlado pela Guarda Ambiental de Niterói |  Foto: Redes sociais
 

Um balão causou o incêndio visto no Parque Natural Municipal de Niterói (Parnit), na noite deste sábado (8). A Coordenadoria de Meio Ambiente da Guarda Ambiental de Niterói, da Prefeitura do município, confirmou a informação ao ENFOCO neste domingo (9). Não houve feridos. 

As chamas foram controladas graças ao trabalho de Guardas Municipais do Destacamento Ambiental, que foram até o local após o acionamento da Defesa Civil Municipal. 

LEIA+: Incêndio atinge morre e assusta moradores de São Gonçalo; vídeo 

A Prefeitura do município também reafirmou que soltar balões é crime, segundo o artigo 42 do Código de Crimes contra a Flora. É importante ressaltar que, além de destruir a vegetação, as queimadas também podem destruir residências, comércios e indústrias, além de causar muitos outros prejuízos, tais como: destruição da fauna local; empobrecimento do solo; redução da qualidade do ar, e aumento da temperatura local. 

A população deve ligar para o número 153, que atende no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), para denúncias. O suspeito por soltar o balão pode ser preso ou pagar multa. 

Vale ressaltar que Niterói possui o Programa Niterói Contra Queimadas, que tem como uma das atividades mais importantes a formação de voluntários treinados pela Defesa Civil para realizar o monitoramento preventivo de focos de incêndios, inclusive realizando a observação e acompanhamento de balões, dando importante suporte às equipes de combate do Corpo de Bombeiros e da Guarda Ambiental.

A Secretaria Municipal de Defesa Civil e Geotecnia, em parceria com a Coordenadoria Ambiental da Guarda Municipal, a Secretaria de Meio Ambiente e os voluntários dos Núcleos de Defesa Civil Contra Queimadas (NUDEC Queimadas), realiza o monitoramento das áreas previamente mapeadas como sendo de risco para queimadas, usando drones, conscientizando e alertando moradores sobre os riscos relacionados aos incêndios em vegetação.

< Briga termina com cliente morto em bar de Rio Bonito Abastecimento de água é interrompido em 18 bairros de São Gonçalo <