Biologia

Baleias in Rio! Jubartes despertam medo e encanto no litoral

Animais apareceram em Arraial do Cabo e em Niterói

Baleia ficou ao lado da embarcação pesqueira.
Baleia ficou ao lado da embarcação pesqueira. |  Foto: Reprodução Redes Sociais
  

A baleia jubarte é uma espécie conhecida no mundo inteiro devido ao seu tamanho e por saltos para fora da água, virando um show para quem assiste. Dois casos recentes de aparição do animal no litoral do Rio de Janeiro viralizaram nas redes sociais nesta semana. No entanto, cada um despertou reações diferentes em quem presenciava o ato.

Nesta terça-feira (19), um grupo de pescadores filmou um animal próximo ao barco em que estavam em Arraial do Cabo, na Região dos Lagos. Na gravação, um dos trabalhadores apresentou medo devido ao tamanho do animal ao lado da embarcação. O pescador ficou desesperado pensando que a baleia estava atacando o barco.

"Oh jesus, acelera, se não vai dar ruim. Só Jesus mesmo. Tá atacando a gente. Ela voltou pra atacar a gente. Não passa nem internet naquele lugar. Ela querendo atacar a gente e acompanhando. Ela bateu no barco denovo", disse um pescador.

  

A imagem mostra o animal nadando bem ao lado do pesqueiro. No entanto, o animal não estava atacando, conforme aponta o biólogo Caio de Marco. O especialista explicou ao ENFOCO que as baleias se movimentam através de um sonar e, coincidentemente, o animal do vídeo pode estar indo na mesma direção do barco.

Obviamente, o animal não está atacando. Não tem nada fazendo ali para que esse animal ataque. A baleia estava indo para um lugar e ele passou com o barco na mesma direção. Coincidentemente, ele achou que ela estava atacando o barco, mas eles só estavam indo em direção iguais. A baleia sobe para respirar e, por isso, o pesquisador pode ter pensado que ela estava atacando. Caio de Marco, Biólogo
  

O biólogo ainda complementou que é natural que a espécie apareça próximo à costa do Rio devido ao seu processo de reprodução, que acontece normalmente no Arquipélago de Abrolhos, na Bahia.

O mês de julho é época de migração das baleias. Elas sobem da Antártida para os trópicos para poder se reproduzir. Todo inverno elas sobem para fazer a reprodução. Depois vão para o Ártico para ter o filhote e depois descem para a Antártica para ver o crescimento. E assim, começa um novo ciclo. Caio de Marco, Biólogo
  

Nesta segunda-feira (18), uma família de baleias jubartes encantou remadores no mar de Itaipu, na Região Oceânica de Niterói. Com o mar um pouco mais agitado, o momento acabou sendo de felicidade, não de medo como de Arraial, para os presentes.

  

< Dia do Amigo: sentimento pode fortalecer a saúde integral Presa por produzir conteúdo de abuso sexual da sobrinha de 9 anos <