Amizade

Dia do Amigo: sentimento pode fortalecer a saúde integral

Psicólogo ressalta a importância desse sentimento

Dia 20 de julho é o dia da amizade
Dia 20 de julho é o dia da amizade |  Foto: Pixabay
 

A amizade é uma das principais fontes de felicidade e bem-estar, responsável por proporcionar um suporte social e emocional. Nesta quarta-feira (20), comemora-se o Dia do Amigo, com isso, o ENFOCO procurou o psicólogo clínico, Leonardo Mendonça, para falar sobre a importância desse sentimento. Além de contarmos uma história de duas amigas que, apesar de bem diferentes, parecem se completar. 

Amigas há 11 anos, Ana Fernanda Freire e Sabrina Quadros, ambas de 22 anos, se conheceram na escola, faziam todos os trabalhos escolares juntas, mas desde pequenas já enfrentavam divergências de opiniões. Enquanto uma queria a cartolina rosa, a outra batia o pé para que fosse preta.

“Nós nunca concordamos com nada, mas estávamos sempre juntas para tudo, todo trabalho eu e ela brigávamos. Mas, ainda assim, fazíamos sempre dupla. E a única coisa que mudou foram os motivos das brigas”, disse Sabrina. 

Com o passar do tempo, as amigas foram amadurecendo e aprendendo a respeitar as diferenças uma da outra. “Entendendo que temos opiniões diferentes, e que não tem problema nenhum nisso, e hoje as nossas opiniões diferentes agregam muito na vida uma da outra!”, explicou Ana Fernanda. 

As escolhas delas são opostas em diversos aspectos como temas sociais, escolhas políticas, religião. Enquanto Ana Fernanda adora festas, sair para beber, lugares bem movimentados. Sabrina é mais caseira, prefere restaurantes, cinemas, lugares mais calmos e tranquilos.

Ana Fernanda Freire e Sabrina Quadros
Ana Fernanda Freire e Sabrina Quadros |  Foto: Arquivo Pessoal
  

Saúde mental


O psicólogo clínico Leonardo Mendonça explica que a importância da amizade para a saúde mental é promover a forma mais pura de trazer alívio e satisfação na vida. Segundo o profissional, existem vertentes que explicam a amizade, como um sentimento que pode até mesmo auxiliar o psicólogo a entender se o paciente possui algum transtorno mental a partir de suas relações interpessoais. 

“No geral, entendemos por amizade o próprio ato de dividir sentimentos e pensamentos. Os amigos servem também para os momentos que precisamos compartilhar o que nos afligem, para que assim possamos pensar melhor em tudo. Essa relação promove saúde e é a forma mais pura para de trazer alívio e satisfação na vida", explica.

O psicólogo ainda afirma que baseado nas teorias da psicologia, existem estudos que provam que o sistema imunológico do corpo humano se fortalece através de amizades profundas. 

"Segundo uma amostra realizada pela Universidade de Harvard, é possível perceber que uma amizade de verdade ajuda nosso cérebro quando o assunto são sinais e mazelas do envelhecimento, principalmente quando o assunto é Alzheimer. Assim, a amizade é vista como uma das principais fontes de felicidade e bem-estar, ela proporciona um suporte tanto social como emocional por causa do compartilhamento das experiências, interesses, sentimentos e emoções. A amizade verdadeira permite que a pessoa tenha aprendizado de habilidades essenciais nas relações interpessoais", afirma.

 O especialista complementou dando dicas para os pais que possuem filhos que tem dificuldade de se socializar. 

“Uma dica que dou para os pais é que primeiro pensem em expandir o meio ambiente de seus filhos, para que eles possam explorar ao máximo os elementos da natureza e do entorno. Não é natural que uma criança seja capaz de socializar, esse processo é construído ao longo do tempo, às vezes uma criança não consegue interagir com facilidade com um amiguinho, mas se sente muito bem com um animalzinho companheiro. Esse pode ser um primeiro passo para que seu filho possa saber lidar com o diferente. A maioria dos adultos que se isolaram ou foram isolados na infância não foram permitidos experimentar livremente o seu ambiente. Com um mundo mais restrito, a chance de isolamento é maior", finalizou.

< Vasco e Botafogo duelam pela contratação de Paulinho Baleias in Rio! Jubartes despertam medo e encanto no litoral <