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    Barcas: como ficarão os usuários com fim do contrato, em fevereiro?

    Ação no Ministério Público acompanha processo de licitação

    Publicado 31/08/2024 às 7:01 | Autor: Gabriel Villa Nova
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    Licitação da CCR Barcas vai até o dia 11 de fevereiro de 2025
    Licitação da CCR Barcas vai até o dia 11 de fevereiro de 2025 |  Foto: Karina Cruz

    Faltando apenas seis meses para o fim da concessão da CCR Barcas, responsável pelo transporte aquaviário na Baía de Guanabara, o Governo do Estado ainda não apresentou o novo modelo contratual ou uma convocação de empresas interessadas em tomar o controle operacional das barcas. 

    Com isso, o deputado estadual Flavio Serafini (Psol) enviou um ofício na sexta-feira (23) para a 5ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva do Patrimônio Público e da Cidadania da Capital, do Ministério Público, solicitando que a pasta acompanhe de perto o novo processo licitatório das barcas. O contrato de licitação se encerra no dia 11 de fevereiro do ano que vem.

    No ano passado, houve um imbróglio entre a CCR Barcas e o Governo do Estado, e faltando poucos dias para encerrar o contrato de licitação, ele foi renovado por mais um ano, até fevereiro de 2025. Este novo contrato foi importante para que a população não ficasse sem o serviço em meio às disputas judiciais.

    A solicitação de prorrogação pelo Governo do Estado baseou-se em um acordo homologado pela 6ª Vara de Fazenda Pública do Rio, que também previa uma indenização à concessionária superior a R$ 750 milhões. As barcas é responsável por transportar cerca de 40 mil pessoas diariamente.

    Com medo de acontecer o mesmo do que no ano passado, Serafini já entrou com uma ação no MP. O deputado alerta sobre à morosidade e ao impasse na negociação. Em contato com o ENFOCO, o Serafini relatou que a situação chama a atenção e que a população fica refém de um desfecho.

    Aspas da citação
    Estamos novamente sob a iminência de interrupção do serviço. Essa postura já mostra uma ameaça ao serviço das barcas. Isso seria uma crise sem precedentes para toda a Região Metropolitana. O problema agora é que nada está sendo divulgado. Para um contrato dessa envergadura, isso no mínimo chama a atenção. Da última vez, todo mundo ficou refém desse desfecho. Um Estado que está em regime de recuperação fiscal arcar com esse suposto prejuízo milionário também causa estranheza. Precisamos de transparência"
    Flavio Serafini deputado estadual
    Aspas da citação

    O deputado estadual lembra ainda que o texto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), responsável por nortear o investimento público, aprovado na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) este ano, não faz qualquer menção sequer ao assunto do transporte aquaviário.

    O que dizem os envolvidos?

    De acordo com a Secretaria de Estado de Transporte e Mobilidade Urbana (Setram), a licitação avança, no momento, em fase interna e cumprindo os devidos trâmites. A pasta reforçou que assim que o material for finalizado, o novo edital será divulgado.

    O Setram esclareceu também que não haverá alteração na prestação do serviço, nem qualquer prejuízo aos usuários.

    Já o Ministério Público do Rio de Janeiro, informou em nota que 5ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva do Patrimônio Público e da Cidadania da Capital está acompanhado toda a situação e que há procedimento em relação ao caso em andamento.

    Por fim, a CCR Barcas informou que "segue cumprindo o compromisso de prestar um serviço de qualidade para seus clientes até o dia do final do contrato". Além disso, a concessionária afirmou que "aguarda a licitação e a contratação do novo operador para que possa realizar a transição operacional adequada".

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