Consórcio novo
Barcas: contrato é assinado, e governo anuncia mudanças
Uso das embarcações será revisto, diz governador
O governador Cláudio Castro assinou, nesta sexta-feira (10), o contrato com o Consórcio Rio Barcas, vencedor da licitação que definiu o novo operador do transporte aquaviário no estado do Rio de Janeiro. Apesar do contrato com a atual operadora, CCR, vigorar até 11 de fevereiro, o Consórcio Rio Barcas já iniciou os preparativos para assumir a gestão.
“Hoje é um dia muito importante para esse modal tão fundamental do Rio de Janeiro, que são as barcas. Estamos implementando uma mudança estrutural, passando de concessão para um modelo em que o Estado terá controle total. Agora, o que é pago pela população será do Estado, que utilizará esses recursos para remodelar o sistema”, declarou o governador.
Castro assegurou que não haverá alteração no valor das passagens e anunciou a revisão no uso das embarcações.
“Temos barcas grandes transportando poucos passageiros. Vamos analisar para onde mandar embarcações grandes ou pequenas, priorizando eficiência e inclusão social. Até o meio do ano, teremos uma virada definitiva nos modais, garantindo menos tempo de deslocamento e mais qualidade de vida para a população”, destacou.
Formado pelas empresas BK Consultoria e Serviços, Internacional Marítima, Innovia Soluções Inteligentes e Sudeste Navegação, o Consórcio Rio Barcas terá como primeira ação garantir a continuidade dos serviços.
“O contrato anterior estava prestes a terminar, gerando incerteza sobre a operação das barcas após 11 de fevereiro. A prioridade é assegurar que o serviço não será interrompido. Em seguida, serão feitas avaliações de passivos e melhorias no sistema em conjunto com o governo do Estado”, explicou o governador.
Felipe Peixoto, secretário executivo da Prefeitura de Niterói, demonstrou otimismo com a transição.
“Nossa expectativa é que o serviço melhore, pois é essencial para quem vive na cidade. Apostamos na continuidade e na evolução desse modal, que tem impacto direto na vida dos moradores de Niterói”, afirmou.
Com a nova gestão, o governo planeja modernizar o transporte aquaviário, oferecendo mais eficiência, transparência e qualidade aos usuários de linhas essenciais como Rio-Niterói, Paquetá e Ilha do Governador.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!