Sem luz
Bebê é transferido após curto-circuito em maternidade do Rio
SMS informou que não teve incêndio no local
Um curto-circuito em um dos geradores do Hospital Maternidade Carmela Dutra, localizado no Méier, na Zona Norte do Rio, preocupou pacientes internados na unidade, na noite deste sábado (23). Por causa da ausência de energia, um bebê prematuro teve que ser transferido.
De acordo com testemunhas, a queda de luz proporcionou agitação nos pacientes por causa do risco de um incêndio devido ao curto-circuito em um dos geradores. Um vídeo gravado na unidade mostra bebês chorando e pessoas descendo pelas escadas usando a lanterna de seus próprios celulares. Uma das mulheres internadas no local informou que a falta de luz adentrou a madrugada.
Procurada, a Secretaria Municipal de Saúde do Rio (SMS) informou ao ENFOCO que não houve incêndio na unidade. Um dos quatro geradores da unidade, que fica na área externa do prédio foi acionado por causa de picos de luz ocorridos na região na noite deste sábado (23).
Segundo a SMS, o gerador teve um curto-circuito e, por isso, apresentou um odor de queimado, mas sem chamas no local. A equipe de manutenção foi acionada para fazer o reparo. Uma equipe do Corpo de Bombeiros também foi chamada e permaneceu no local até que situação fosse resolvida. A SMS ressaltou que nenhum paciente foi prejudicado, mas, por precaução, um bebê prematuro extremo foi transferido para o Hospital da Mulher Mariska Ribeiro, em Bangu, na Zona Oeste do Rio.
"A direção da maternidade ressalta que, apesar do susto, nenhum paciente foi prejudicado. Os aparelhos essenciais têm baterias próprias e continuaram funcionando com autonomia. Profissionais verificaram todos os setores, garantindo o bem-estar das mães, bebês e acompanhantes. Havia quatro ambulâncias baseadas na unidade para dar suporte em caso de necessidade de transferências", diz a nota.
A SMS completou que a energia já foi restabelecida e o hospital funciona normalmente.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!