Fofura

Bebês internados em maternidade do Rio são vestidos de coelhinho

Ao todo, 31 bebês participaram do evento

Todos os bebês internados na maternidade foram vestidos de coelhinhos
Todos os bebês internados na maternidade foram vestidos de coelhinhos |  Foto: Edu Kapps/Prefeitura do Rio
 

A Páscoa é um momento de renovação, fé e esperança em dias melhores. Baseado nesse pensamento, que vai além da crença religiosa, profissionais do Hospital Maternidade Fernando Magalhães, em São Cristóvão, no Rio de Janeiro, organizaram uma ação e vestiram de coelhinhos todos os bebês internados no complexo neonatal da unidade. Ao todo, 31 bebês participaram do evento.

O projeto foi idealizado pela técnica de enfermagem Regina Celi Lourenço, que atua no setor neonatal da maternidade há 25 anos.

Sempre que se aproxima alguma data comemorativa, a profissional começa a trabalhar projetos para os bebês. Ela acredita que as ações, o diálogo e a informação podem fazer toda a diferença na vida dos pais que estão com os filhos internados.

"A UTI tem grandes dificuldades, mas também grandes vitórias. Nós somos uma família. É triste estar com uma criança internada, mas busco incentivá-los a ver o que podem aprender com a situação e aperfeiçoar os cuidados com os bebês. Estamos aqui para ajudá-los. Aqui existe amor!", diz Regina Celi.

A fotógrafa Andreza Belém, de 30 anos, está há cinco meses com a filha Ada internada na unidade. A menina nasceu de seis meses, pesando apenas 650 gramas e medindo 33 centímetros. Hoje, a bebê já tem mais de 3 kg e se prepara para finalmente ir para casa.

"Sentir esse acolhimento faz diferença. Estamos sendo lembradas. Quando elas tiram um pouco do tempo delas para produzir os materiais e fazer a ação, demonstram atenção e cuidado. Isso é carinho", relata Andreza.

Rosemar Apostolo, de 34 anos, está com a sua filha Manuella internada na maternidade há um mês. Ela fala sobre a mistura de sentimentos que é aguardar o momento da alta.

"É uma mistura de medo e ansiedade. Agora, a frustação de ter um filho prematuro vai ficando para trás, finalmente vamos para casa. Ver ela bem de saúde não tem preço. Isso nos ajuda a sair um pouco da realidade do hospital, aviva nossa fé e esperança em dias melhores", conta a mãe emocionada.

Todas as quartas-feiras, a técnica de enfermagem Regina, a psicóloga Valéria Lanna e a assistente social Patrícia Barcelos realizam reuniões com os pais dos bebês internados no complexo neonatal do Hospital Maternidade Fernando Magalhães, com o objetivo de acolher, esclarecer dúvidas, passar orientações e dicas sobre os cuidados, e também expor experiências e sentimentos.

Desses encontros surgem as mais variadas demandas, que são trabalhadas pela equipe multidisciplinar, em grupo ou individualmente.

A ação foi elogiada pelas mães que estão com bebês internados na UTI
A ação foi elogiada pelas mães que estão com bebês internados na UTI |  Foto: Edu Kapps/Prefeitura do Rio
 

< Ex-aluna de escola em SG vence bullying e passa em 1º lugar na Uerj Ex-participante de reality musical da Record TV morre aos 13 anos <