Educação

Ex-aluna de escola em SG vence bullying e passa em 1º lugar na Uerj

Anna Carolina Mendes, de 20 anos, deu palestra para jovens

Diretora Vanessa Mesquita e a universitária Anna Carolina Mendes
Diretora Vanessa Mesquita e a universitária Anna Carolina Mendes |  Foto: Divulgação/Seeduc RJ
 

“Falavam mal de mim e eu não suportava mais. Saí do colégio, mas voltei quando a escola e meus amigos foram me buscar. Na minha cabeça, eu disse que dessa vez seria diferente. Na verdade, eles não mudaram, eu que mudei e consegui ser aprovada em 1º lugar na Uerj, para Pedagogia. Hoje quero transformar a vida das pessoas positivamente”. Esse é o relato de Anna Carolina Mendes, de 20 anos, que enfrentou o bullying e deu a volta por cima.

Focando nos estudos e com apoio da comunidade escolar, a ex-aluna que na época tinha 15 anos, superou ofensas e se tornou a primeira colocada na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), para cursar pedagogia.

Ela não parou por aí. Retornou à escola onde estudou para dar palestras aos alunos sobre a importância de não praticar ofensas, mostrar que é possível seguir em frente e faz questão de lembrar que é filha de empregada doméstica. "O maior orgulho da minha mãe é ver que sua filha chegou à universidade", diz, emocionada.  

Agora universitária, Anna esteve na última terça-feira (4), na sua antiga unidade, o Colégio Estadual Amanda Velasco, em São Gonçalo, onde conversou com jovens do Ensino Fundamental sobre o assunto e foi muito aplaudida pelos alunos.

Jovens do Ensino Fundamental Colégio Estadual Amanda Velasco, em São Gonçalo, participaram de roda de conversa
Jovens do Ensino Fundamental Colégio Estadual Amanda Velasco, em São Gonçalo, participaram de roda de conversa |  Foto: Divulgação/Seeduc RJ
 

Recebeu abraços e muito carinho. Em troca, compartilhou sua lição de superação, aconselhou sobre plano de estudos e fases da vida.

A secretária de Estado de Educação, Roberta Barreto, lembrou que o ódio não faz parte da escola. Pelo contrário, deve ser um lugar de paz e para todos. Roberta destacou ainda como essas atitudes positivas podem ajudar no desenvolvimento emocional dos alunos.

 "O ato de acolher é muito mais do que uma ação pedagógica, é um ato de educar, e educar pessoas para o bem. Por isso, a pedido do governador Cláudio Castro, pretendemos ampliar os núcleos de atendimentos para estudos psicoemocionais. Com isso, teremos equipes e alunos muito mais saudáveis e seguros no seu fazer diário", afirmou a secretária.

Carolina contou com o apoio do pedagogo, Cristiano Dias, da Organização Não Governamental ‘Cuca Limpa’ que, em parceria com o colégio, mantém, há dois anos, um grupo terapêutico e motivacional para conscientizar os jovens sobre assuntos como os diferentes tipos de violência, uso de álcool e drogas, depressão e temas semelhantes.

A diretora da unidade, Vanessa Mesquita, contou que o colégio faz um forte trabalho contra o bullying e lembrou a célebre frase cultuada na escola: “Ninguém vai desistir perto de mim!”.

< Cobra é encontrada dentro de casa em Maricá Bebês internados em maternidade do Rio são vestidos de coelhinho <