Saúde

Bebês já podem receber vacina contra Covid em Maricá

Imunização precisa ser agendada; saiba como

Vacina está disponível para todos acima de seis meses
Vacina está disponível para todos acima de seis meses |  Foto: Clarildo Menezes / Prefeitura de Maricá
 

Todos os bebês de seis meses a dois anos de idade moradores de Maricá já podem ser vacinados contra a Covid-19. Crianças de 3 e 4 anos que tenham alguma comorbidade também estão aptas a receberem doses do imunizante Pfizer Baby. A vacinação precisa ser agendada pela internet.

Para garantir a imunização, o responsável pela criança precisa acessar o site bit.ly/agendamentovacinainfantil. No endereço será preciso escolher a unidade onde a dose será aplicada. A vacina está disponível nas unidades de Saúde da Família (USF) Elenir Umbelino de Mello (Flamengo), Barroco, Inoã II e Bambuí. 

No momento da aplicação será preciso apresentar a caderneta de vacinação e, no caso do grupo de 3 e 4 anos com comorbidades, é preciso levar algum documento que comprove a condição de saúde. São aceitos laudos, declarações, ou relatório em versão original que contenha descritivo ou CID, CPF ou cartão do SUS do usuário, além de estar assinado e carimbado. 

A lista de comorbidades inclui diabetes, doenças graves que comprometem os pulmões, hipertensão, doenças cardiovasculares, doenças neurológicas crônicas, doença renal crônica, imunossupressão (baixa imunidade), obesidade mórbida, Síndrome de Down, cirrose hepática, hemoglobinopatias graves (patologias causadas por alterações na hemoglobina) além daqueles com próteses valvares ou dispositivos cardíacos implantados.

Esquema completo

É importante reforçar que o esquema vacinal completo da vacina Pfizer Baby prevê três doses, com intervalo mínimo de quatro semanas entre a primeira e a segunda. Uma terceira dose será administrada após, no mínimo, oito semanas da segunda dose.

Maricá segue vacinando as pessoas das demais faixas etárias de segunda a sexta-feira em polos distribuídos pelos quatro distritos do município. Os adolescentes de 12 a 17 anos, incluindo os com comorbidades, podem receber a primeira dose de reforço (terceira dose) em horário ampliado, das 9h às 18h, nas USF Central e Jardim Atlântico, assim como nas USF São José 2, Marinelândia e Chácara de Inoã das 9h às 16h. Os adultos e idosos devem tomar o primeiro reforço (terceira dose) e o segundo reforço (quarta dose) em um dos polos mencionados anteriormente.

Para as crianças de 3 a 11 anos em geral são previstas duas doses da vacina, com aplicação das 9h às 18h na USF Inoã II e das 9h às 16h nas USF Elenir Umbelino de Mello (Flamengo), Bambuí e Barroco.

< Tite celebra liderança técnica de Neymar diante da Coreia do Sul Sexo fora do casamento levará a um ano de prisão na Indonésia <