Cidades

'Bichinhos' abençoados no Dia de São Francisco em Niterói

Mike recebeu a benção do Frei Luiz, em Icaraí. Foto: Wallace Rosa

As atividades na Paróquia Porciúncula de Sant'ana, em Icaraí, foram "boas para cachorro" nesta sexta-feira (4). Em celebração ao Dia de São Francisco de Assis, a igreja abriu as portas para abençoar os animais, durante todo o dia, em Niterói.

Para o Frei Sérgio Pagan, que celebrou a missa de 15h30, comemorar a data é tornar viva a mensagem do padroeiro. De acordo com o franciscano, na passagem por terra, o santo teve como missão principal propagar o bem e a paz.

"A mensagem primordial Dele é que nos tornemos amor onde houver ódio. Que sejamos perdão quando alguém errar. Ele foi o evangelho vivo", explicou.

A estudante Nathalia Vianna, de 17 anos, levou o shitzu Mike, de oito anos, para receber a benção do santo. Para a moradora de Niterói, os animais merecem carinho e não podem ser vítimas de crueldades humanas.

"É uma tristeza quando a gente ouve sobre animal maltratado. O Mike é calminho, um amor. Como tratar mal uma criatura assim?", disse a estudante.

Ao todo, a paróquia - que é da Província Franciscana da Imaculada Conceição - celebrou quatro missas em celebração do dia de São Francisco. Mais de 300 animais passaram pelo ritual de benção na igreja.

O Frei Luiz foi o responsável pelas últimas bençãos do dia. Segundo o Frade, o padroeiro é considerado o protetor dos animais, porque reconhece a importância de todas as criaturas de Deus.

"A comunidade franciscana tem uma relação de fraternidade com todas as criações divinas. A gente faz a benção em qualquer animal que chegar, geralmente são os domésticos. Mas nós amamos todas as espécies", afirmou.

< Aplicativo bloqueia ligações para celular no trânsito Tapeçaria de Espraiado é patrimônio imaterial <