Folia
Bloco da Lexa no Centro do Rio terá reforço na segurança
Mais 800 policiais serão empregados no local
No próximo domingo (5), a Secretaria de Estado de Polícia Militar empregará um esquema especial de policiamento para o desfile do Bloco da Lexa, com previsão de concentração às 7h, na Av. Presidente Antônio Carlos, no Centro do Rio. Ao todo, mais 800 policiais militares serão empregados no amplo reforço para a segurança dos foliões.
A estratégia bem-sucedida aplicada no Réveillon 2023, com pontos de revista, será mantida. Serão 24 acessos ao longo das barreiras que cercam a área do desfile. Neles, as equipes utilizarão detectores de metais e impedirão a entrada de facas, tesouras e objetos perfuro-cortantes, além de recipientes de vidro.
Drones irão transmitir imagens em tempo real à sala de operações e cinco torres de observação serão montadas, com policiais atentos à circulação de pessoas de um ângulo privilegiado.
As forças especiais também farão parte do esquema excepcional. O Grupamento Aeromóvel (GAM) realizará o monitoramento aéreo e o Batalhão de Ações Com Cães (BAC) participará diretamente das ações ostensivas.
O Regimento de Polícia Montada (RPMont) também estará presente na região dos desfiles, assim como equipes das Rondas Especiais e Controle de Multidões (Recom).
As estações de metrô da região também terão atenção especial e serão monitoradas por policiais militares do Grupamento de Polícia Ferroviária (GPFer).
A concentração será às 7h na Av Presidente Antônio Carlos, nas imediações da Rua São José (próximo ao Terminal Menezes Cortes). O desfile terá início às 8h e seguirá pela avenida até as proximidades da Rua Araújo Porto Alegre, com término às 12h.
Trânsito
Para viabilizar a realização do desfile, os bloqueios de trânsito serão iniciados às 6h, com os fechamentos da Rua Primeiro de Março e da Avenida Presidente Antônio Carlos, assim como as vias de acesso ao trecho. O desligamento do som do trio elétrico está previsto para ocorrer às 12h, onde se dará o início da dispersão do público e liberação das vias.
É importante destacar que várias vias do entorno terão o estacionamento proibido, não sendo recomendada a ida ao evento com veículo particular.
Para aqueles que têm como destino o Centro, a recomendação é que priorizem a utilização dos trens da Supervia e do Metrô, já que esses modos de transporte não são diretamente impactados por fechamentos viários ou utilizem a rota pela Lapa (Rua Teixeira de Freitas e Avenida Mem de Sá).
Também é recomendado a antecipação dos horários de deslocamentos, especialmente para aqueles que têm compromissos com horários marcados, como voos no Aeroporto Santos Dumont.
Para minimizar os impactos no trânsito da região, a Área de Proteção ao Ciclismo de Competição – APCC Porto e a Área de Lazer da Praça da Cruz Vermelha serão suspensas.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!