Cidades

Câmara aprova projeto sobre terceira dose em idosos no Rio

Imagem ilustrativa da imagem Câmara aprova projeto sobre terceira dose em idosos no Rio
Projeto foi aprovado nesta terça na Câmara do Rio. Foto: divulgação

O Rio de Janeiro deverá aplicar a terceira dose da vacina contra a Covid-19 em pessoas com mais de 60 anos. Contudo, a ideia é aplicar em quem já tenha sido imunizada com as duas aplicações no primeiro semestre de 2021. É o que determina o Projeto de Lei 565/2021, da vereadora Teresa Bergher (Cidadania) e mais oito parlamentares. O texto foi provado em definitivo pelo Plenário da Câmara Municipal nesta terça-feira (24). 

Teresa Bergher argumenta que a perda imunológica dos idosos vacinados vem sendo estudada em diversos países do mundo, mas que a aplicação da terceira dose para conter a circulação do vírus, especialmente da sua variante Delta.

“Não há tempo a perder porque a situação é grave, ameaçadora e, nestas circunstâncias, o Legislativo Municipal não se pode omitir na proposição de medidas que diminuam os riscos futuros e salvaguardam os resultados exitosos até aqui conquistados no combate à pandemia. É preciso salvar vidas e proteger nossa economia”, ressaltou.

Aprovado em 2ª discussão, agora o projeto precisa ser sancionado pelo prefeito Eduardo Paes para ser transformado em lei. 

Autores: Teresa Bergher (Cidadania), Paulo Pinheiro (PSOL), Dr. Carlos Eduardo (Pode), Cesar Maia (DEM), Thais Ferreira (PSOL), Dr. Marcos Paulo (PSOL), Prof. Célio Lupparelli (DEM), Jones Moura (PSD) e Márcio Ribeiro (Avante)

Vacinação em setembro

Nesta segunda-feira (23) o secretário municipal do Rio, Daniel Soranz, já havia confirmado a aprovação sobre sobre terceira dose.

“Em reunião na manhã desta segunda-feira, o Comitê Especial de Enfrentamento à Covid-19 aprovou e recomendou a aplicação da dose de reforço (DR) nos idosos (60 anos ou mais). Contudo, o calendário de vacinação da DR será elaborado e divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde dentro de alguns dias.

A previsão é de que a dose de reforço seja aplicada entre setembro e novembro, já que a imunização deverá acontecer de forma escalonada para idosos que tenham tomado a segunda dose há pelo menos seis meses. Contudo, a ação deve iniciar pelos residentes em instituições de longa permanência (ILPI), como asilos”, diz a nota da secretaria.

Segundo a SMS, ficou estabelecido que para a terceira dose serão usadas vacinas da Pfizer e da AstraZeneca. No entanto, estudos científicos constataram que idosos têm o sistema imune menos efetivo do que pessoas mais jovens.

< Quadrilha que aplicava golpe do empréstimo é presa no Rio Perto de retorno no Botafogo, jogador Gatito fala sobre seu drama <