Cidades

Campus da Uerj e polo do Cederj em Maricá

Autoridades e especialistas se reuniram para tratar de projetos para impulsionar o desenvolvimento econômico e tecnológico na cidade. Foto: Plantão Enfoco
Autoridades e especialistas se reuniram para tratar de projetos para impulsionar o desenvolvimento econômico e tecnológico na cidade. Foto: Plantão Enfoco

As construções de um campus da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e de uma unidade do Centro de Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cederj) em Maricá foram anunciadas durante o lançamento do Pacto pela Inovação para o Desenvolvimento do Leste Fluminense, na tarde desta terça-feira (10) no Instituto Federal Fluminense (IFF), no município.

O acordo tem como objetivo promover a inovação permanente para as gerações atuais e futuras, com desafios nos âmbitos urbanístico, econômico e social, tendo como núcleo articulador o Distrito de Inovação do Leste Fluminense, em Maricá.

Secretário Estadual de Ciência e Tecnologia, Leonardo Rodrigues, anunciou as novas unidades educacionais Foto: Wallace Rosa

O ‘Distrito de Inovação’ reunirá na cidade, empresas de base tecnológica, incubadoras de negócios, centros e laboratórios de pesquisa, com parceria entre instituições de ensino e pesquisa, empresas, poder público e sociedade civil. 

De acordo com o secretário de Ciência e Tecnologia do Governo do Estado, Leonardo Rodrigues, a Cederj e a Faetec – que teve a construção anunciada em fevereiro - funcionarão em um mesmo prédio, já a implantação do campus da Uerj será no Distrito de Inovação.

"O Governo do Estado irá apoiar e trazer para dentro do polo uma unidade da Faetec e do Cederj. Iremos analisar as necessidades da cidade para aplicarmos os cursos e capacitar a população. Precisamos de mão de obra qualificada para atender essa demanda", disse.

O superintendente do Parque Tecnológico de Maricá, Tiago de Paula,a cidade foi escolhida por conta da localização estratégica na Região Metropolitana.

O vice-prefeito da cidade, Marcos Ribeiro comemorou a assinatura do pacto.

"Será bom para Maricá e municípios do entorno, a tecnologia se dá em uma continuidade do território. Maricá será referência na tecnologia e inovação, coisas que antes eram impossíveis, hoje já é realidade na cidade", disse.

Distrito

A área total de aproximadamente 1,5 milhão de metros quadrados, no entorno do IFF deverá ter a primeira fase concluída até 2021. Entre outros itens, o projeto contempla a criação de uma cidade experimental, onde vão morar pessoas empenhadas no desenvolvimento tecnológico.

Participaram do evento o presidente da Codemar, José Orlando Dias, o vice-prefeito de Maricá, Marcos Ribeiro, o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Leonardo Rodrigues, além dos representantes da sociedade civil, Mãe Simone, Mestre e o Doutor em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ, Fernando Peregrino.

< Dupla rende e agride funcionária durante assalto a comércio em Niterói Anvisa detecta resíduos tóxicos em 23% dos alimentos <