Meio ambiente

Capivara presa em tubulação mobiliza força-tarefa no Rio

Roedor foi solto no Parque Natural Municipal de Marapendi

A capivara foi encontrada por funcionários da Secretaria de Conservação durante trabalho de reparos
A capivara foi encontrada por funcionários da Secretaria de Conservação durante trabalho de reparos |  Foto: Ascom Rio
 

Uma capivara que estava presa em uma tubulação de drenagem de água pluvial na Avenida Cônego Vasconcelos, em Bangu, na Zona Oeste do Rio, foi liberta na manhã desta segunda-feira (23).

O animal, um macho, tem aproximadamente 5 anos. Ele foi levado com ferimentos leves ao Centro de Recuperação de Animais Silvestres, localizado na Universidade Estácio de Sá, no bairro de Vargem Pequena.

Após avaliação de veterinários, o roedor foi solto no Parque Natural Municipal de Marapendi, no Recreio.

O bichinho não conseguia se locomover quando foi encontrado próximo da Praça da Fé, segundo funcionários da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Servidores da Secretaria Municipal de Conservação faziam reparos no local quando se depararam com a capivara.

O coordenador de Defesa Ambiental, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, José Maurício Padrone, parabenizou a ação de resgate, que contou com uma retroescavadeira e agentes da Polícia Militar e da CET-Rio.

"É bem mais comum esses episódios de jacarés presos em galerias pluviais na nossa cidade. Com capivara, eu nunca tinha visto.  O animal devia estar se dirigindo a um canal da região e não conseguiu sair. O importante é que conseguimos salvá-lo", declarou.

< Jogador do Botafogo é expulso de restaurante no Rio de Janeiro Clube recusa proposta de venda do mando de campo contra o Vasco <