Proteção

'Carioquinhas' de 4 anos são vacinados contra Covid-19

A decisão foi tomada após a aprovação da Anvisa

O município do Rio iniciou a vacinação de crianças de 4 anos contra a Covid-19
O município do Rio iniciou a vacinação de crianças de 4 anos contra a Covid-19 |  Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
 

 O município do Rio iniciou a vacinação de crianças de 4 anos contra a Covid-19, nesta sexta-feira (15). A decisão foi tomada pelo prefeito Eduardo Paes, após a aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em relação à vacina Coronavac. Seguindo o calendário proposto pela Secretaria Municipal de Saúde, as crianças de 3 anos poderão começar a se vacinar na próxima quarta-feira (20). 

“Bora vacinar”, escreveu Eduardo Paes em seu Twitter ao publicar o calendário de vacinação das crianças. Segundo o superintendente de Vigilância em Saúde do município, Márcio Garcia, a cidade do Rio de Janeiro decidiu iniciar a vacinação porque possui vacinas suficientes.

“A gente avança mais no calendário. Quanto mais pessoas vacinadas, a gente tem uma maior proteção coletiva. O que a gente observou na comunicação oficial da Anvisa é de que não há dúvida nenhuma sobre a segurança e a efetividade da vacina. A gente entendeu que não daria para perder mais tempo”, disse.

O esquema vacinal da CoronaVac prevê a aplicação de uma segunda dose depois de 28 dias. A geógrafa Ana Moretti decidiu levar a pequena Clarice, de 4 anos, para tomar sua primeira dose, em um posto de saúde na Zona Sul do Rio, depois de mais de dois anos de pandemia. “Eu perdi minha mãe de covid antes da vacina. Sinto muito pelas pessoas que não tiveram oportunidade”, disse.

O mesmo fez o jornalista Bruno Quintella, que decidiu imunizar o filho, Tim, logo no primeiro dia. “Estávamos esperando esse momento bastante ansiosos. No primeiro horário, já estava aqui na porta. Já fizemos nosso papel como cidadãos. É importante ter a conscientização, desde pequeno, de a gente entender que se trata de um coletivo, de cuidarmos um do outro. A quarentena pode ter acabado, mas a pandemia, não”.

Diferente da capital, os municípios da Região Metropolitana e da Baixada ainda não abriram a vacinação para a faixa etária. As Prefeituras de Maricá, São Gonçalo, Itaboraí e Duque de Caxias informaram que aguardam a inclusão da faixa etária nas diretrizes do Ministério da Saúde. Procurada também, a Prefeitura de Niterói ainda não emitiu retorno.

Colaboração: Agência Brasil

< Esforço conjunto pode ampliar acesso à água e esgoto no Rio Botafogo faz proposta curiosa para tentar segurar jóia da base <