Cidades
Carnaval: ocupação da rede hoteleira no Rio será 37% menor este ano
Por conta da pandemia do novo coronavírus, o mês de fevereiro não será como outros carnavais na cidade do Rio quando o assunto é hospedagem. Segundo a previsão da rede Hotéis Rio, a média de ocupação hoteleira na capital deve ficar em torno de 41%. Esse número é 37% menor frente ao mesmo período do ano de 2020, quando foi registrado 78% de ocupações.
Entre as regiões mais procuradas pelos turistas, estão: Ipanema e Leblon com (61%), Barra e São Conrado (56%), Leme (40%), seguidas por Flamengo e Botafogo (28%) e Centro (18%).
De acordo com a Rede Hotéis, cerca de 92% dos visitantes serão de brasileiros. Sendo todos da região Sudeste, em sua grande maioria, e com hóspedes formados por casal ou família.
Vindos da capital paulista, a família do autônomo Ricardo Alves, de 42 anos, veio para o Rio em busca de uns dias de folga. Segundo ele, a ideia do grupo, formado por oito pessoas da família, foi de descansar na cidade maravilhosa, mesmo com o cancelamento da folia na cidade.
"Viemos para curtir mesmo sem Carnaval, até porque a gente não gosta muito. Somos autônomos e já tínhamos marcado de vir ao Rio para curtir umas folgas", disse Ricardo, que se hospedou em um hotel em Copacabana, na Zona Sul do Rio.
Já Alfredo Lopes, presidente do Sindicato dos Meios de Hospedagens do Município (Hotéis Rio) e conselheiro da Associação de Hotéis do Estado (ABIH-RJ), explica que a cidade possui outros atrativos mesmo com as datas da folia canceladas.
"O Rio de Janeiro possui uma vantagem competitiva frente a outros destinos, que é a sua diversidade de atrativos, que não se restringem somente as nossas belas praias. Temos um enorme leque de experiências culturais, de compras, gastronomia e natureza, além de pontos turísticos consagrados, como AquaRio, Roda Gigante Rio Star, Museu do Amanhã, entre outros. Eles nos permitem viajar dentro de nossa própria cidade. Diante disso, os hotéis apostam nos próprios cariocas e fluminenses para ampliarem sua ocupação. A expectativa do órgão é de fechar o período com 65% da taxa de ocupação”, declarou.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!