Cidades

Caso José Maurício: família realiza protesto em Niterói

Imagem ilustrativa da imagem Caso José Maurício: família realiza protesto em Niterói
Amigos e familiares realizaram manifestação nesta terça (26). Foto: Lucas Benevides

Cerca de 60 pessoas, entre amigos e familiares, realizaram uma manifestação, na manhã desta terça-feira (26), a favor da soltura do atendente José Maurício da Silva Almeida, de 30 anos, que está preso desde o dia 4 de outubro e alega ter sido confundido com um criminoso da comunidade Buraco do Boi, na Zona Norte de Niterói. O ato aconteceu na Avenida do Contorno, no Barreto, e contou com a presença dos pais do atendente, que clamaram por justiça.

A mãe de José Maurício, a dona de casa Edimar Pereira, de 59 anos, revelou dias difíceis após a Justiça ter negado a soltura do filho em decisão tomada pela juíza Nearis dos Santos Carvalho Arce, da 3ª Vara Criminal de Niterói, no último dia 19. A magistrada alegou que a defesa de José Maurício não apresentou nenhuma prova que sustentasse a liberação do atendente, que trabalha no Centro de Niterói. Além de ter decidido pela manutenção da prisão de José Maurício, a juíza marcou a data da audiência de instrução a julgamento, que será realizada no dia 7 de dezembro deste ano.

“O que mais temos que fazer para provar que o meu filho é inocente?! Sempre foi um filho exemplar e que nunca teve que fazer nada de errado para se dar bem. Garoto trabalhador e que sempre foi um orgulho para todos nós. Não dá pra aceitar que a justiça tenha cometido e siga insistindo nesse erro com o meu filho. Não aguentamos mais esse sofrimento”, disse a mãe do atendente, que se emocionou ao falar do carinho com o filho.

Preso no presídio Ary Franco, em Água Santa, José Maurício sempre foi ligado ao pai, o pintor José Amaro de Souza, de 58 anos. Durante o ato, ele se emocionou e revelou o que faria caso encontrasse com o filho após quase um mês de reclusão.

“Se eu encontrasse meu filho agora, eu daria um abraço tão apertado nele e diria o quanto eu sou apaixonado por ele. Meus olhos enchem de lágrima quando eu falo do Maurício. Tem sido dias muito difíceis e que eu não consigo ser eu. Só voltarei a ser o cara extrovertido e de bem com a vida, quando o meu filho tiver solto”, disse.

Acusação contra José Maurício

José Maurício vem sendo acusado de tentativa de homicídio e tráfico de drogas após a vítima do ataque criminoso ter o reconhecido como um dos três responsáveis pelos disparos que passaram a poucos metros dela em caso ocorrido no dia 18 de agosto deste ano.

Segundo os investigadores da Delegacia do Fonseca (78ª DP), a vítima da tentativa de homicídio teria ido visitar a avó na localidade conhecida como Buraco do Boi, no dia 18 de agosto, onde foi abordada por três homens, que atiraram na sua direção, mas ele conseguiu se desvencilhar e acionar uma viatura do Batalhão de Niterói (12°BPM). Durante buscas na região, um dos suspeitos de ter participado da empreitada criminosa foi preso e os outros dois conseguiram fugir.

Na delegacia, a vítima apontou José Maurício como um dos envolvidos na ação, o que acabou acarretando em um mandado de prisão por tentativa de homicídio e tráfico de drogas por uma suposta ligação com o crime organizado da localidade. No início deste mês, agentes da distrital foram até a loja em que o atendente trabalha há quatro anos para cumprir o mandado de prisão contra José Maurício, mas o funcionário não estava no estabelecimento.

< Após criticar o Prêmio Multishow, Ludmilla anuncia programa no canal e web 'cai matando' Mulher morre durante incêndio em São Gonçalo <