Logo Enfoco


    Cidades

    Casos de gripe disparam em SG no último mês do ano

    Publicado 22/12/2021 às 12:00 | Atualizado em 23/12/2021 às 12:12 | Autor: Enfoco
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    Imagem ilustrativa da imagem Casos de gripe disparam em SG no último mês do ano
    |  Foto: Foto: Julio Diniz/Ascom SG
    Saúde reforça necessidade do uso de máscaras. Foto: Julio Diniz/Ascom SG

    São Gonçalo registrou nos primeiros 17 dias de dezembro, um total de 20.669 casos de síndrome gripal nas unidades de saúde de urgência e emergência da cidade. O número é 184% maior, do que os casos registrados em todo o mês de novembro, que somou 11.351 atendimentos.

    Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o crescimento mostra a importância de manter a utilização da máscara de proteção, distanciamento social e a higienização das mãos com regularidade.

    O secretário da pasta, Dr. Gleison Rocha, orienta e pede para que a população continue usando a máscara e tomando todos os cuidados necessários em todos os locais, mas principalmente os fechados e com maior número de pessoas com a aproximação das festas neste fim de ano.

    “A pandemia do coronavírus ainda não acabou. Apesar dos números estarem em constante queda, ela continua e existe uma nova cepa: a ômicron. E estamos tendo um aumento do número de casos de síndrome gripal. As duas doenças podem ser prevenidas com o uso de máscaras, distanciamento social e higienização das mãos com água e sabão. Quando não for possível, é aconselhável o uso do álcool em gel”, explicou o secretário. 

    Além dessas medidas, a importância da vacinação está comprovada. Nesta terça-feira (21), por exemplo, há 100% de disponibilidade de leitos para internações do coronavírus no Centro de Tratamento Intensivo (CTI) nos três hospitais da cidade que recebem adultos com a doença. Isso quer dizer que não há pacientes internados em estado grave. E apenas uma pessoa está internada em leito de enfermaria. 

    “Coronavírus e gripe são duas doenças respiratórias e que podem ser prevenidas com as medidas restritivas de cuidado pessoal e vacinação. Por isso, é muito importante que os gonçalenses continuem se vacinando, tomando a segunda dose e a dose de reforço, que teve o tempo de intervalo diminuído para quatro meses. Vamos prestar atenção nas datas e procurar os pontos de vacinação”, finalizou o secretário.   

    Tags

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Jorge Jesus diz "sim" ao Flamengo segundo imprensa local; auxiliar nega

    Próximo artigo
    >

    Governo Federal inicia consulta pública sobre vacinação infantil

    Relacionados em Cidades