Atenção

Chuva causa deslizamento na Rocinha e assusta moradores; vídeo

Apesar do volume de terra, não há informações de feridos

Imagem ilustrativa da imagem Chuva causa deslizamento na Rocinha e assusta moradores; vídeo
|  Foto: Reprodução
  

As fortes chuvas que assolam a cidade do Rio neste final de semana causaram um deslizamento de terra na noite deste domingo (27), na Rocinha, na Zona Sul do Rio. 

Moradores registraram o momento em que uma barreira caiu na localidade conhecida como Dioneia. De acordo com os bombeiros, três pessoas com crise nervosa foram atendidas no local e liberadas. 

A Defesa Civil Municipal esclarece que o protocolo estabelecido para o acionamento do Sistema de Alerta e Alarme, também conhecido como “sirenes”, em 24 horas, não foi atingido em nenhum momento em função da chuva que atinge a cidade. Criado em 2011, o sistema prevê o acionamento a partir de 150 milímetros de chuva em 24 horas, o que não chegou nem perto de ocorrer.

Especificamente na Rocinha, Zona Sul do Rio, local que registrou um deslizamento de terra sem vítimas, o maior acumulado foi 104,6mm/24h, às 22h15 deste domingo (27).

Além da comunidade da Zona Sul, os maiores acumulados nas últimas 24 horas (entre 08h de domingo e 08h de segunda-feira) foram registrados nas seguintes estações meteorológicas: Jardim Botânico (87,4mm) e Grota Funda (81,0mm). Vale lembrar que as equipes da Defesa Civil Municipal seguem de prontidão no Centro de Operações Rio e na sede do órgão, em Vila Isabel, Zona Norte. Nas últimas 12 horas, a Defesa Civil recebeu 23 chamados. Em caso de emergência, o cidadão deve acionar a Defesa Civil pelo número 199.

  

No Morro da Formiga, na Zona Norte do Rio, duas casas precisaram ser interditadas após uma árvore cair durante um deslizamento de terra no local. Mas, segundo a Defesa Civil, ninguém ficou ferido.

Tempo

Nesta segunda-feira (28), o transporte de umidade vindo do oceano, manterá o tempo instável sobre a cidade do Rio de Janeiro. O céu estará nublado a encoberto com previsão de chuva fraca a moderada, isolada, ao longo do período. 

Os ventos estarão fracos a moderados (até 51,9 km/h) e as temperaturas estarão estáveis em relação ao dia anterior, com mínima de 14°C e máxima de 19°C. As informações são do Alerta Rio.

Na terça-feira (29), o transporte de umidade vindo do oceano permanecerá atuando sobre a cidade do Rio de Janeiro, há previsão de chuva fraca a moderada, isolada, a qualquer momento. 

A chuva poderá passar de 5mm/h em pelo menos um ponto da cidade. Os ventos estarão moderados (entre 18,5 km/h a 51,9 km/h) e as temperaturas estáveis.

O tempo continua instável na quarta-feira (30), com céu parcialmente nublado a nublado e previsão de chuva fraca a moderada isolada a qualquer momento. A chuva poderá passar de 5mm/h em pelo menos um ponto da cidade. Os ventos estarão fracos a moderados (até 51,9 km/h)  e as temperaturas irão se elevar gradualmente.

Entre quinta-feira (31) e sexta-feira (1º), haverá redução de nebulosidade e não há previsão de ocorrências de chuva.

< Bairros do Rio podem ficar até três dias sem água Mortos em acidente com carreta e carro na BR-493 são identificados <