Cidades

Chuva provoca alagamento em bairros de São Gonçalo

Publicada às 17h37... Atualizada às 19h06

Bastaram apenas alguns minutos para a chuva rápida que caiu em São Gonçalo, na tarde desta terça-feira (14), para deixar bairros debaixo d'água. Trechos da RJ-104, na altura do Colubandê, além de bairros como Mutondo e Alcântara foram os mais afetados.

Pelas redes sociais, moradores e motoristas divulgaram vídeos com os alagamentos. Um registro registro compartilhado pelos internautas, mostra a Avenida Jornalista Roberto Marinho, no bairro Mutondo, debaixo d'àgua, por volta das 15h.

https://youtu.be/4MteawmpzoE
Motoristas tentaram se abrigar em um posto de gasolina. Imagens via grupo Enfoco

Segundo moradores, a chuva também atingiu os bairros de Vista Alegre, Pacheco e Santa Luzia.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), ainda há previsão de pancadas de chuva, trovoadas isoladas, além de muitas nuvens até o anoitecer. O panorama segue o mesmo nesta quarta-feira (15), com previsão mínima de 24º graus e máxima de 30º graus.

Trânsito

Por volta das 17h, motoristas que trafegavam pela rodovia RJ-104 já enfrentavam trânsito complicado, desde o viaduto em Maria Paula até o Colubandê.

Prefeitura

Em nota, a Prefeitura de São Gonçalo informou que a Secretaria de Desenvolvimento Urbano mantém equipes diariamente nas ruas, atuando na limpeza de redes de águas pluviais.

A administração municipal destacou que "grande parte dos pontos crônicos de alagamentos no município é proveniente de assoreamento de rios que cortam a cidade, cuja responsabilidade pela dragagem e limpeza fica a cargo do Inea".

Ainda segundo a Prefeitura, "há muitos imóveis construídos irregularmente sobre o leito dos rios, há décadas, o que inviabiliza o trabalho realmente eficaz de dragagem em vários trechos, impedindo o escoamento das águas".

Por fim, a nota destacou que o "município vem realizando obras de infraestrutura em várias vias, com troca de manilhas nas redes de águas pluviais, a fim de evitar os alagamentos. E reforça a necessidade de que a população colabore, não jogando sacos de lixo nas calçadas e respeitando o horário de coleta estipulado pela Prefeitura", dizia o comunicado.

< MP analisa passos do Bope em dia de perícia no Salgueiro, em SG Saúde de Itaboraí agoniza em meio às luzes de natal <