Cidades

Chuvas na Região Serrana deixam 33 famílias desalojadas

Municípios da região serrana e sul do Rio sofrem com alagamentos e deslizamentos por conta de temporal. Foto via Grupo Plantão Enfoco.

Esta quinta-feira (9) é dia de contabilizar os estragos nos municípios do estado do Rio, atingidos pelas fortes chuvas da tarde desta quarta-feira (8). Em Petrópolis, na região serrana do Rio, choveu 90 milímetros em menos de uma hora, quase nove vezes o previsto para todo o dia. 15 imóveis tiveram de ser interditados pela defesa civil do município, no bairro Quitandinha, onde 33 famílias ficaram desalojadas.

A quantidade de chuva foi suficiente para transbordar o rio que corta o centro histórico da cidade, arrastar carros, espalhar muita lama e deixar pessoas ilhadas.

Segundo a Prefeitura de Petrópolis, foram 343 ocorrências registradas pela defesa civil do município desde a última quinta-feira, quando começou a chover mais forte na cidade, 124 apenas nesta quarta-feira.

A prefeitura de Petrópolis afirmou, em nota enviada pela assessoria de imprensa, que os transbordamentos de rios e alagamentos são consequência do volume de chuva acima do previsto neste início de ano e que, entre outras ações de limpeza, nos meses de novembro e dezembro realizou o programa Rio Limpo, com a retirada de duas mil e 500 toneladas de sedimentos que poderiam assorear os cursos d’água da cidade.

De acordo com a Defesa Civil do estado do Rio, as cidades de Miguel Pereira e Barra Mansa solicitaram apoio do órgão, que atua quando a capacidade da defesa civil municipal é extrapolada. E a situação de alerta permanece porque de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, a previsão de pancadas de chuvas no período da tarde e da noite, que podem ser fortes continua para todo o estado do Rio.

Agência Brasil.

< Descontos de até 70% nas lojas de Niterói e SG Bloco Vou Zuar confirma folia em Niterói, mas com mudanças <