Cidades
Descontos de até 70% nas lojas de Niterói e SG
Passados os festejos de fim de ano, as redes varejistas, os supermercados e shoppings já começaram as liquidações para queima de estoque. Os descontos chegam até 70%.
Segundo o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Niterói, Luiz Vieira, as promoções variam de acordo com o segmento.
"Temos descontos de até 70% para a liquidação do estoque, no sentido de escoar os produtos que por ventura tenham sobrado do natal e possamos comprar novos produtos, equilibrando o nível de estoque", explicou.
Já o presidente da CDL de São Gonçalo informa que pequenos lojistas devem fazer descontos de até 30%.
"Como São Gonçalo tem pequenos lojistas, esse desconto acaba variando em relação à localização, tamanho de lojas e artigos. As grandes redes fazem descontos de até 50%. O pequeno comerciante coloca um desconto que acha razoável, em pouco mais de 30%", informou o presidente da CDL.
Consumidores estão aproveitando os descontos para ir às compras e obter itens que já estavam querendo antes mesmo do natal. Esse foi o caso da professora Marcela Gerhard, de 42 anos.
"Eu soube dessa promoção hoje (9) aqui no shopping. Mas fiquei feliz com os preços. Sempre compro aqui nessa loja, e hoje ela está um desconto maravilhoso", explicou Marcela, que adquiriu alguns pares de calçados.
A dentista Simone Bernardes, de 50 anos, também aprovou os descontos e adquiriu algumas peças.
"Ainda estou andando no shopping e vendo as promoções, mas costumo vir nessa época para aproveitar mesmo, pois sei que tem diversos descontos", disse.
Apesar de ser um excelente momento para compras, o consumidor precisa ficar atento. Segundo a diretora de fiscalização da autarquia de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), é importante se planejar para fazer compras inteligentes.
"Em época de promoções as pessoas acabam comprando por impulso e muitas vezes gastam dinheiro com coisas que não precisam, não querem e nunca vão usar. Como o Código de Defesa do Consumidor não estabelece a obrigatoriedade da troca de produtos em perfeitas condições pela loja física, muitos estabelecimentos definem em sua política não trocar produtos em liquidação. Por isso, antes de fechar a compra, avalie se aquele item realmente está na lista de prioridades, se gostou e se ele será usado", disse Elisa Freitas.
SG
Em São Gonçalo, a queima de estoque começa nesta sexta-feira (10), quando os centros de compras lançam o ‘Saldão de Verão’.
Há opções variadas, que vão de vestuários a acessórios, passando por eletrodomésticos e até eletrônicos. Para a gerente de marketing da Aliansce Sonae, responsável pela administração de centros comerciais em todo o Brasil, Ana Paula Niemeyer, esta é uma excelente oportunidade para que os consumidores encontrem produtos a preços mais atrativos.
“A oferta de produtos com descontos é bem ampla; para o consumidor é uma possibilidade de fazer boas compras. Para o lojista, é um momento para incrementar as vendas de final de ano e liquidar os estoques para renovar as coleções", diz a gerente.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!