Solidariedade

Cidades lançam campanha SOS Petrópolis: Saiba como ajudar

Municípios recolhem donativos para enviar para Petrópolis

Casas ficaram destruídas após a tragédia que ocorreu nesta terça-feira (15).
Casas ficaram destruídas após a tragédia que ocorreu nesta terça-feira (15). |  Foto: Enfoco
 

A tragédia ocorrida na tarde desta terça-feira (15) em Petrópolis, Região Serrana do Rio de Janeiro, que já deixou dezenas de mortes por causa da forte chuva que atingiu a cidade, comoveu moradores de diferentes municípios do Rio. Para auxiliar as vítimas que perderam casas, móveis e alimentos, as prefeituras de São Gonçalo, Niterói e Maricá, cidades da Região Metropolitana, lançaram campanhas de arrecadação.

Cidades se mobilizam para ajudar às vítimas da tragédia.
Cidades se mobilizam para ajudar às vítimas da tragédia. |  Foto: Ledilson Paiva - Enfoco
  

São Gonçalo

Chamada de 'SOS Petrópolis' a Prefeitura de São Gonçalo, através da Secretaria de Assistência Social, criou dois pontos de coleta para arrecadação de donativos que serão destinados às vítimas das chuvas que atingiram Petrópolis. De acordo com o Executivo, serão recolhidos alimentos não perecíveis, roupas, lençóis, cobertores, produtos de higiene pessoal, materiais de limpeza, fraldas e água, até a próxima sexta-feira (18). 

Pontos de coleta - Serão realizados na prefeitura na Rua Dr. Feliciano Sodré 100, no Centro, e sede da Secretaria de Assistência Social, na Rua Dr. Porciúncula 295, na Venda da Cruz. Eles vão funcionar das 9h às 16h. 

A Prefeitura também informou que está disponibilizando o número de whatsapp (21) 96531-2450 para informações sobre as doações.  

Niterói

O prefeito Axel Grael (PDT) anunciou nesta quarta-feira (16) que a cidade disponibilizará três postos de arrecadação de mantimentos. Moradores do município podem doar material de higiene e de limpeza, assim como fraldas infantis e geriátricas, absorventes higiênicos, alimentos não perecíves (com prioridade para leite em pó) e ração para cães e gatos. 

Os postos de coleta funcionarão das 10h às 16h de segunda a sexta-feira. Grael também informou que iniciativas privadas, que fizerem campanhas, podem levar os produtos arrecadados até o Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) de Jurujuba, na Estrada General Eurico Gaspar Dutra. A prefeitura se disponibilizou para levar até Petrópolis os donativos adquiridos neste local.

Pontos de coleta

Centro de Atendimento ao Turista (CAT) do Caminho Niemeyer - Rua Jornalista Rogério Coelho Neto - Centro.

Clube Central - Avenida Jornalista Alberto Francisco Torres, 335 - Icaraí.

Shopping Itaipu Multicenter - Estrada Francisco da Cruz Nunes, 6501 - Itaipu

Maricá

A Prefeitura de Maricá, através de Fabiano Horta (PT), informou que as autoridades de Petrópolis solicitaram auxílio com equipes técnicas da Defesa Civil, maquinários e viaturas para ajudar no apoio às vítimas. O chefe do Poder Executivo também anunciou que fará uma campanha de solidariedade para recolhimento de donativos,

A prefeitura anunciou que a população poderá doar alimentos não perecíveis, água, roupas, itens de primeiros socorros, remédios, material de higiene pessoal e de limpeza em diferentes postos ditribuídos pelo município. 

Pontos de coleta

CRAS

CREAS 

 Secretaria de Assistência Social, Rua Domício da Gama, no Centro.

Secretaria de Participação Popular, Direitos Humanos e Mulher, na Rua Pereira Neves, no Centro.

Sedes dos Serviços Integrados Municipais (SIM) do Centro, Itaipuaçu e Inoã.

Sede da Prefeitura de Maricá, na Rua Álvares de Castro, no Centro.

Secretaria de Economia Solidária, na Rua Abreu Rangel, no Centro.

Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro.

Polos Distritais de Vacinação

Praça do Ferreirinha, em Itaipuaçu

Praça Nossa Senhora das Graças, em Ponta Negra

Secretaria de Cultura, na Rua Adelaide de Souza Bezerra, 

Centro de Artes e Esportes Unificado (CEU), em Itapeba

Centro de Cultura e Arte de Itaipuaçu

Estande do Natal Iluminado em Araçatiba

Aeroporto de Maricá

Rio

O prefeito Eduardo Paes (PSD) e a secretária municipal de Assistência Social, Laura Carneiro, decidiram abrir dez pontos de coleta em Coordenadorias de Assistência Social (CAS) para receber doações da sociedade civil para as famílias atingidas pelas chuvas em Petrópolis. No momento, os itens de maior necessidade são água, material de limpeza e de higiene pessoal.

Os dez pontos vão funcionar de segunda a sexta, das 8h às 17h. A lista completa com o endereço dos locais de doações pode ser acessada clicando aqui.

Desde a noite desta terça-feira (15), o prefeito Eduardo Paes colocou todas as equipes da prefeitura à disposição da administração municipal de Petrópolis e do Governo do Estado para o trabalho de auxílio e resgate às vítimas das chuvas em Petrópolis.

< Juízes de Petrópolis fazem mutirão para identificar vítimas Fluminense visita o lanterna para manter liderança do Estadual <