Cidades

Cobrança de sacolas plásticas pode acabar em mercados de Maricá

Imagem ilustrativa da imagem Cobrança de sacolas plásticas pode acabar em mercados de Maricá
Seguindo São Gonçalo, vereadores de Maricá querem aprovar lei para acabar com a cobrança por sacolas plásticas. Foto: Arquivo Enfoco

Vereadores de Maricá votaram e aprovaram em primeiro turno, nesta segunda-feira (4), o projeto de lei que prevê a proibição da cobrança de sacolas descartáveis biodegradáveis, ou de qualquer outro material que não polua o meio ambiente para embalagem e transporte de produtos adquiridos em estabelecimentos comerciais.

Apesar de ainda ter que passar por mais uma votação e ser aprovado pelo prefeito Fabiano Horta (PT), moradores da cidade já comemoram com a sensação de vitória, como a dona de casa Adriana Borges, que sempre que vai ao mercado carrega no seu carrinho algumas bolsas que já havia comprado.

“Será ótimo não precisar comprar sacolas, como era antigamente. Pode ser um valor baixo, mas tem gente que não tem, pois vejo clientes saindo de alguns estabelecimentos com produtos nos braços"

O presidente da Câmara, Aldair de Linda (PT), autor do projeto, afirma ser inaceitável a cobrança das sacolas nos estabelecimentos.

“Antigamente não havia a cobrança de sacolas em mercados e comércios, mas depois da lei das sacolas plásticas, passaram a cobrar entre R$ 0,08 e R$ 0,10 por cada unidade e eu acho essa prática inaceitável. Estamos em um período complicado na economia e para muita gente, esses centavos fazem muita diferença. A ideia é que as sacolas continuem sendo fornecidas, mas de forma gratuita para a população"

Apesar da PL ser de base governista, o projeto ainda precisa passar por uma segunda votação e caso seja aprovado, será encaminhado ao prefeito Fabiano Horta sancionar ou vetar a proposta.

São Gonçalo

O prefeito de São Gonçalo, Capitão Nelson (PL) sancionou no último dia 17, a Lei 1261/2021, proibindo estabelecimentos comerciais da cidade cobrar pelas sacolas biodegradáveis, fornecidas para os consumidores transportarem suas compras.

< Acesso à água pode ficar ainda mais difícil em 2050, alerta OMM Acusado de pedofilia é preso em condomínio de luxo no Rio <