Logo Enfoco


    Cidades

    Cobrança para estacionar em praias da Região Oceânica passa a ser diária

    Publicado 23/12/2019 às 18:50 | Autor: Eduarda Hillebrandt
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    Cinco reboques e motos da NitTrans estarão reservados para fiscalização das vias próximas às praias em conjunto com a Guarda. Foto: SOAMI/Arquivo

    Principais destinos turísticos da cidade na temporada de verão, as praias da Região Oceânica de Niterói, terão cobrança de estacionamento rotativo todos os dias da semana. O esquema especial de estacionamento se estenderá desta segunda-feira (23) até 28 de fevereiro de 2020, depois do Carnaval. Este será o primeiro ano com a extensão da cobrança.

    A tarifa de estacionamento será de R$ 5 por período único das 7h às 19h. Fora da temporada, o estacionamento rotativo na região costuma operar apenas aos sábados, domingos e feriados.

    A medida que estende a cobrança para dias úteis na Região Oceânica é válida para todas as vagas rotativas em vias públicas em Camboinhas, Itacoatiara, Itaipu e Piratininga.

    A determinação foi da Superintendência de Terminais e Estacionamentos (Suten), via portaria publicada no Diário Oficial de sábado (21). A portaria prevê aumento da demanda pelas vagas no período.

    A Prefeitura informou, em nota, que na região o rotativo é operado por guardadores autônomos, com fiscalização da superintendência.

    Flanelinhas

    A medida foi recebida com ressalvas por moradores da região. Para a comerciante Joana Fernandes, de 40 anos, deveria haver isenção na cobrança para quem reside ou trabalha na área. Além de reclamar da atuação de flanelinhas.

    "Se fizesse uma cobrança e desse para moradores e comerciantes parar, seria ótimo. A gente não tem onde estacionar. Se a prefeitura organizasse, seria bom. O problema é que, dessa forma, seria a Prefeitura e flanelinhas cobrando um valor absurdo dos comerciantes e moradores. Esse fim de semana, minha filha veio me visitar e cobraram R$15", relatou.

    A forma de cobrança e a falta de vagas foram apontadas também pelo comerciante Rafael Cabral Pinto, 36 anos. "Eu acho que está uma bagunça essa questão de estacionamento rotativo. Sou morador daqui e, as vezes, não tem nem lugar para parar. A prefeitura não tem espaço para fazer estacionamento aqui com cobrança" pontuou.

    Ainda em outubro, a Prefeitura de Niterói montou uma força-tarefa para coibir estacionamento irregular (com foco em filas duplas de estacionamento e garagens) e a ação de flanelinhas.

    Ao todo, cinco reboques e cinco motos da Niterói Trânsito e Transporte (NitTrans) estarão reservados para fiscalização das vias próximas às praias em conjunto com a Guarda.

    Frequentadores das praias podem acionar do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) diante de urgências ou para fazer denúncias pelo canal 153.

    Tags

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Sujeira nas areias na Praia de Itaipu, em Niterói

    Próximo artigo
    >

    Alerta para risco de desabamento em ruas de Maricá

    Relacionados em Cidades