Cidades
Sujeira nas areias na Praia de Itaipu, em Niterói
Quem visitou a Praia de Itaipu, na Região Oceânica de Niterói, para aproveitar o fim de semana de sol, foi surpreendido pela quantidade de lixo na faixa de areia. Dentre os detritos, até fraldas descartáveis foram encontradas, além de garrafas e copos plásticos.
O administrador de redes Eduardo Fleming, de 56 anos, contou que mora em Piratininga e foi de bicicleta até o canal na manhã deste domingo (23). Segundo ele, o lixo deixado nas praias não é algo costumeiro.
"Cheguei às 7h30 quando não tinha ninguém e logo após, às 9h, uma família que deixou todo esse lixo na praia. Isso não é algo constante. É um grupo seleto de pessoas que aproveitaram o calor e o domingo perfeito para sujar o meio ambiente", explicou.
Ainda de acordo com Eduardo, no último fim de semana, agentes da Companhia de Limpeza de Niterói (Clin), distribuíram sacolas de lixo para evitar que detritos fossem jogados no mar e nas areais das praias.
"Infelizmente, neste local, acredito que somente placas possam fazer efeito. Os quiosqueiros que atendem aos usuários também estão sem responsabilidade de retirar o lixo por eles vendidos", contou.
Pelas redes sociais, banhistas que estiveram na praia também reclamaram da quantidade de lixo deixado nas areias.
Questionada sobre a periodicidade de limpeza na orla e a quantidade de lixo retirada, a Clin informou que realiza a limpeza manual nas pedras, junto ao canal, sempre às segundas-feiras. Na areia da praia de Itaipu, o serviço é realizado à noite, com o caminhão Tatuí.
Nos fins de semana, a companhia realiza a "Operação Verão", quando distribui sacolas plásticas e orienta os frequentadores quanto ao descarte correto dos materiais. Além disso, a Clin também solicita que os banhistas sigam as orientações quanto ao local correto de descarte de resíduos.
O frequentador que fizer o descarte irregular em grande quantidade e for flagrado ou denunciado poderá receber notificação e multa, no valor de R$1.560,36 .
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!