Educação

Colégio em Niterói recebe projeto sobre capacitação política

Parlamento Juvenil da Alerj incentiva o conhecimento da área

Estudantes têm aulas de Princípios da Administração Pública, diferenciação dos Três Poderes e suas competências, além de técnicas para elaboração de projetos de lei
Estudantes têm aulas de Princípios da Administração Pública, diferenciação dos Três Poderes e suas competências, além de técnicas para elaboração de projetos de lei |  Foto: Divulgação
  

O Colégio Estadual Aurelino Leal, no Ingá, na Zona Sul de Niterói, recebeu nesta terça-feira (12) a capacitação presencial dos estudantes eleitos para participar da 14ª edição do Parlamento Juvenil. O programa é realizado pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio  (Alerj) em parceria com a Secretaria de Educação (Seeduc) e neste ano é coordenado pelo deputado estadual Danniel Librelon (REP).  

A escola recebeu parlamentares juvenis eleitos das cidades de Niterói, São Gonçalo, Maricá e Rio Bonito. Alessandro Santos, gestor do projeto, foi quem ministrou as aulas introdutórias que abordaram os Princípios da Administração Pública, diferenciação dos Três Poderes e suas competências, além de técnicas para elaboração de projetos de lei. 

"Neste primeiro momento eles tiveram a oportunidade de conhecer noções de Direito Administrativo, Constitucional além de ficarem por dentro de como se elabora um projeto de lei desde o início. Essas capacitações são um grande ganho para eles", explicou. 

Antônio Jorge, gestor da instituição, falou sobre a importância do Parlamento Juvenil na vida dos estudantes. "Já tivemos aluno que participou e posso dizer que é incrível e uma experiência inesquecível para todos. Além de ser uma ótima oportunidade de crescer", destacou. 

Parlamentar Juvenil eleito para representar o município de São Gonçalo, o aluno do Instituto de Educação Clélia Nanci, Lucas da Cunha Ramos, elogiou a iniciativa. "Recebemos muitas informações de como fazer o nosso projeto de lei e como vamos apresentá-lo lá na Alerj. Foi realmente muito proveitoso”, garantiu. 

Já o estudante aluno do Instituto Intercultural Brasil- França, Bernardo Marinho também ficou entusiasmado com a capacitação. 

"Aprendemos um pouco sobre o Poder Executivo, Legislativo e Judiciário. Foi muito enriquecedor e fez uma grande diferença para o meu conhecimento. Estamos muito animados para a Semana Parlamentar que acontece em novembro", concluiu.

O Projeto

Criado em 1998, instalado em 2003 e revisado em 2015, o Parlamento Juvenil é um projeto da Alerj em parceria com a Secretaria de Estado de Educação que envolve as escolas estaduais de todos os municípios do Rio. Seu objetivo é possibilitar aos jovens o exercício da atividade política, a cidadania, bem como a compreensão e a vivência do processo legislativo, dando-lhes protagonismo.

O Parlamento Juvenil simula os moldes do parlamento convencional, com direito a escolha da Mesa Diretora, Regimento Interno e votação em plenário.

Durante uma semana, os estudantes eleitos passam a ter as mesmas atribuições de um deputado estadual e discutem e aprimoram projetos de lei de sua própria autoria que podem virar leis oficiais para toda a população fluminense.

< Família busca motorista desaparecido há três dias em SG Supostos corpos de extraterrestres são exibidos no México <