Cidades

Comerciantes em risco na orla de Camboinhas

Os primeiros quiosques da praia de Camboinhas, na Região Oceânica de Niterói, tiveram a cerca de proteção formada pela restinga destruída por conta da ressaca do mar.

Os moradores da região afirmam que o problema começou com a grande ressaca de outubro de 2017 e desde então os quiosques estão deteriorando. De acordo com eles, a Prefeitura foi acionada, mas nada foi feito.

"Com isso os próprios donos acabam tendo que arcar com os prejuízos, mas alguns são humildes e não têm condições de arcar com esses gastos", contou um morador que preferiu não se identificar.

Um dos quiosques que teve a cerca de proteção destruída pela ressaca. Foto: Plantão Enfoco

A dona de um dos quiosques atingidos, que trabalha na área há mais de 30 anos, contou a dificuldade que teve em tentar consertar o problema.

“Eu mesma comprei os sacos de areia e com a ajuda de alguns moradores coloquei na frente do meu quiosque para tentar arrumar. A Prefeitura chegou a vir aqui, logo quando ocorreu a ressaca em 2017, e queria interditar, mas eu implorei para que isso não fosse feito. Eu sustento a minha família com o dinheiro que consigo aqui", desabafou.

Um morador de São Gonçalo, que costuma frequentar os quiosques com a neta, lamentou o descaso das autoridades.

"É triste porque é o sustento desses comerciantes. A praia de Camboinhas é linda e um atrativo tanto para pessoas da cidade quanto turistas. Infelizmente parece que para a Prefeitura isso não significa nada”, disse.

Com o verão se aproximando, a preocupação dos moradores, proprietários e frequentadores da praia, só aumenta.

Procurada, a Prefeitura de Niterói não se pronunciou sobre o caso.

< Falta d'água vira rotina para moradores de Santa Rosa Delegacia de Maricá tem frota ampliada <