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    Concessionárias deverão aderir plano emergencial contra Covid-19

    Publicado 14/12/2020 às 19:28 | Autor: Amanda Ribeiro
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    Imagem ilustrativa da imagem Concessionárias deverão aderir plano emergencial contra Covid-19
    As empresas devem adotar medidas como o monitoramento da carga viral nas unidades de tratamento de água e esgoto. Foto: Pedro Conforte / Arquivo

    O governador do Rio de Janeiro em exercício, Claudio Castro, sancionou, nesta segunda-feira (14), a lei que obriga as concessionárias que prestam serviços de água e esgoto no Estado a aderirem plano emergencial para combate e prevenção do novo coronavírus.

    De acordo com a Lei nº 9126/20, publicada no Diário Oficial do Estado, as empresas devem adotar medidas como monitoramento da carga viral nas unidades de tratamento de água, esgoto e dos mananciais superficiais ou subterrâneos destinados ao abastecimento público.

    Além disso, os resultados obtidos deverão ser informados aos Órgãos Estaduais de Controle Ambiental e a Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado do Rio de Janeiro (Agenersa) e divulgados mensalmente para os consumidores através da conta de fornecimento.

    Também fica decretada a adoção de procedimentos especiais para tratamento na origem de resíduos das unidades de saúde e a retomada dos investimentos no setor de saneamento, priorizando as favelas e periferias.

    Procuradas, a Cedae ainda não se pronunciou sobre a adoção do plano emergencial. Já a Águas de Niterói informou que já vem tomando diversas medidas de prevenção contra o novo coronavírus (Covid-19) desde o início da pandemia, em março, para garantir a segurança dos seus colaboradores e familiares e dos mais de 511 mil clientes, mantendo a continuidade e a qualidade dos serviços de saneamento básico no município.

    Ainda de acordo com a concessionária, de março a julho, as lojas de atendimento permaneceram fechadas e foram disponibilizados novos canais de atendimento para os clientes: o aplicativo Cliente Águas (disponível para iOS e Android) e o chat interativo (no site e no aplicativo), além do 0800 e da agência virtual dos sites. Todos os serviços podem ser solicitados normalmente por esses canais. A loja de atendimento do Centro foi reaberta no dia 6 de julho, com o número de funcionários e o horário de funcionamento reduzidos, seguindo todos os protocolos de segurança e higienização.

    Estação

    Segundo a Águas de Niterói, para entrar nas estações ou em qualquer unidade da empresa, os colaboradores também passam pela aferição de temperatura. Além disso, cartilhas e treinamentos estão sendo disponibilizados para os funcionários sobre os cuidados na pandemia e comunicações foram encaminhadas para os fornecedores. Regularmente, é enviado um questionário on-line para todos os funcionários que estão trabalhando presencialmente e home office sobre os sintomas da Covid-19.

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