Logo Enfoco


    Cidades

    Concurso: 80 aprovados na GM de Niterói serão convocados

    Publicado 02/09/2019 às 13:11 | Autor: Plantão Enfoco
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    Os 40 primeiros convocados atuarão já a partir de dezembro. Foto: Ascom Niterói / Arquivo

    A Prefeitura de Niterói convoca neste mês os 80 primeiros aprovados no concurso da Guarda Municipal, realizado em abril. Eles participarão do curso de formação profissional, e a previsão da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) é que 40 desses novos agentes estejam nas ruas em dezembro para reforçar o patrulhamento preventivo da cidade.

    Os demais integrarão as coordenadorias especiais e distritais distribuídas pelos bairros.

    Curso

    O curso tem como base a matriz curricular nacional para a formação das Guardas Municipais, idealizada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça. A carga horária do curso é de 522 horas divididas em atividades práticas e teóricas, com disciplinas como Direito Penal e Processo Penal; Técnicas de Abordagem; Gestão e Mediação de Conflitos; Defesa Pessoal; Legislação de Trânsito; Legislação Ambiental; Legislação de Posturas Municipais.

    O diretor de ensino e pesquisa da Seop, Francisco Lima Torres, explica que as aulas serão ministradas por representantes da Guarda Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil, além de mestres e doutores de diversas instituições de ensino superior ligadas à Segurança Pública.

    “Não se constrói uma instituição séria e sustentável sem a troca e transmissão de conhecimento. Por isso, a proposta pedagógica do curso, em consonância com a Matriz Curricular Nacional para Formação de Guardas, será materializada de forma integrada para formar nossos profissionais”, afirma Torres.

    Concurso

    O concurso realizado em abril ofereceu 142 vagas para a Guarda Municipal, com o objetivo de ampliar o contingente da corporação, que atualmente conta com aproximadamente 600 agentes. Os candidatos disputaram as vagas pleiteando uma remuneração inicial de R$ 2.881,27. Em 2014, o Município já havia realizado processo seletivo dobrando o efetivo da cidade.  

    Para a aprovação, os candidatos passaram pelos testes acadêmicos, além de prova de capacidade física. Também foi avaliada a conduta social ilibada, a fim de que, no quadro efetivo da Guarda, possam prestar o melhor serviço à população.

    Tags

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Morte e prisão durante operações em São Gonçalo

    Próximo artigo
    >

    Vasco trabalha pontaria para não sofrer no Brasileiro

    Relacionados em Cidades