Exame

Confirmada morte de criança por meningite em Cabo Frio

A Prefeitura informou sobre o ocorrido

Unidade de Pronto Atendimento
Unidade de Pronto Atendimento |  Foto: Divulgação
  

O menino que morreu no último domingo (28) em Cabo Frio, na Região dos Lagos, estava, de fato, com meningite. A criança foi levada a uma Unidade de Pronto Atendimento na cidade com suspeita da doença. Saiba os detalhes do caso.

A Prefeitura informou que por conta do resultado positivo para a doença, a Vigilância Epidemiológica segue monitorando os contactantes do menor.

Segundo a versão atualizada do Guia de Vigilância Epidemiológica do Ministério da Saúde, a Secretaria de Saúde informa que não há indicação de quimioprofilaxia (aplicação de medicamentos de forma preventiva) de forma indiscriminada para os contactantes. 

De acordo com a Coordenação Estadual das Meningites, é prevista a medicação apenas para crianças com esquema vacinal incompleto contra meningite que morem na mesma residência, caso existam. 

Na Escola Municipal Infantil Vovó Cinha, a gestão reforça que a aplicação preventiva de medicamento só é prevista em caso de sinais ou sintomas que configurem novo caso suspeito. Até o momento, a gestão reitera que não houve registro de qualquer pessoa que tenha tido contato com o menor que apresente sintomas.

O resultado foi apresentado ao município na tarde desta quinta-feira (1º), desde então as secretarias de Saúde e Educação seguem monitorando e acompanhando a família, colaboradores, corpo docente e alunos da Escola Infantil.

Fechamento de creche

Após a criança morrer ainda com a suspeita de meningite, a prefeitura de Cabo Frio suspendeu, temporariamente, as aulas na Creche Municipal Vovó Cinha na terça-feira (30), um dia após o caso ser amplamente noticiado. 

< Rock in Rio e o 'boom' na economia com mais de 500 mil turistas CBF anuncia últimos amistosos do Brasil antes da Copa do Mundo <