Ideia

Conheça o Macumber, motorista de corridas para religiosos

Atualmente, Edson tem 70% de suas corridas para fiéis

Edson de Oliveira Araújo é criador do Edson Macumber
Edson de Oliveira Araújo é criador do Edson Macumber |  Foto: Arquivo pessoal
 

Já pensou: você acaba de passar a noite em um encontro espiritual e precisa ir para casa pegando um carro de aplicativo, mas sem sofrer qualquer tipo de preconceito? 'Macumber é a solução'. A iniciativa do motorista de aplicativo de passageiros Edson de Oliveira Araújo, o Edson Macumber, tem agradado o público fiel às religiões de matriz africana. 

Há cerca de três meses Edson decidiu criar a ideia para que as pessoas não se sentissem desamparadas. 

"A ideia veio com o intuito de, na verdade, ajudar aos praticantes de religiões de matriz africana a não sofrer qualquer tipo de preconceito ou discriminação, como eu já sofri diversas vezes", disse o motorista, explicando que, a princípio, começou a trabalhar com outro nome: "Inicialmente eu tinha dado outro nome (não me recordo qual era), mas eu anunciei em alguns grupos do Facebook os serviços que eu ofereço, uma pessoa que fazia parte do grupo chamou no contato do WhatsApp e disse que adorou a ideia e que tinham apelidado de Macumber (ela e as amigas). Eu adorei e perguntei se eu podia usar o nome, ela disse que sim". 

Vai para a saída de santo e não tem como voltar? Macumber é a solução
  

Nas redes sociais, o Macumber caiu no gosto dos religiosos. Edson conta que, apesar do trabalho pesado, existem algumas histórias engraçadas dentro do seu carro. 

"Houve um caso em que a passageira queria transportar uns animais (galinhas, galos e frangos). Os animais se soltaram no carro, começaram a tentar fugir, eu dirigindo e a cliente desesperada, sorte que as janelas estavam fechadas. Imagina as galinhas tentando voar dentro do carro", brinca. 

O Macumber tem rendido uma grana extra para o motorista de aplicativo, em torno de R$ 2 mil a R$ 3 mil mensais. 

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Luiz Antonio Simas (@luizantoniosimas)

Para o babalawô Ivanir dos Santos, a iniciativa de criar o Macumber foi uma atitude positiva de Edson. 

"É preciso pontuar que quando contratamos um carro, via aplicativo, objetivo central é que o condutor nos leve até o destino desejado, seja para uma festa religiosa ou uma cerimônia do nosso seguimento ou até para a entrega das nossas oferendas no nosso lugares de culto e locais sagrados. Particularmente, eu ainda não passei por constrangimentos ou abordagens ao usar o aplicativo, mas reconheço que existe preconceitos e até certas abordagens indesejadas. A atitude do Edson foi muito positiva, uma vez que ainda existe muito preconceito e desconhecimento das nossas práticas religiosas". 

Edson de Oliveira Araújo é criador do Edson Macumber
Edson de Oliveira Araújo é criador do Edson Macumber |  Foto: Arquivo pessoal
 

< Motoristas podem renovar habilitação on-line; saiba como Monique Medeiros divide cela com esposa de Ronnie Lessa <