Cidades
Corrente do bem para criança internada em São Gonçalo
Internado desde o último domingo no Pronto Socorro Infantil de São Gonçalo, com suspeita de Covid-19, o pequeno Enzo Raphael, de um ano e sete meses, deixou o Centro de Tratamento Intensivo (CTI) da unidade na manhã da última quinta-feira (10). O menino segue agora na enfermaria, aguardando o resultado do exame de swab.
Além de ter deixado a unidade intensiva, a outra boa notícia é que a mãe do menino, a dona de casa Tatiane Mary Nogueira, de 32 anos, o marido e os outros quatro filhos fizeram o teste e o resultado foi negativo para o coronavírus.
"Graças a Deus os exames deram negativo. Continuamos nos cuidando. Agora aguardamos o resultado do exame do Enzo, que temos certeza que dará negativo também", disse a mãe do Enzo, que entrou na unidade com febre, tosse, cansaço e diarreia no domingo (6).
Vaquinha virtual
Enzo Raphael nasceu prematuro e evoluiu com hidrocefalia importante. Ele colocou uma válvula para drenagem quando deixou a maternidade, mas precisa de um outro procedimento para melhorar a sua qualidade de vida.
"Pelo aumento da cabeça, ele evoluiu com uma assimetria importante da cabeça (plagiocefalia), que está atrapalhando o crescimento normal do cérebro. Para melhorar o seu quadro clínico e para o cérebro crescer normalmente ele necessita de uma órtese craniana (capacete) para que os ossos da cabeça voltem para o lugar certo e ele possa se desenvolver normalmente", explica a mãe.
Mas infelizmente esse capacete não é fornecido pelo SUS. De acordo com Tatiana, apenas uma clínica no Rio de Janeiro tem esse tratamento e o custo é de cerca de R$ 16 mil. Para melhorar a qualidade de vida do filho, ela criou uma “vaquinha virtual” na internet.
"Estou aqui para pedir ajuda de vocês para dar uma qualidade de vida melhor para o meu filho e para que ele possa se desenvolver com o mínimo de sequela possível. Tenho outros quatro filhos e não tenho condições de arcar com esse tratamento tão importante para a saúde do meu amado Enzo. Ele se alimenta através de sonda gástrica. Então precisamos também de comprar material de higiene pessoal e hospitalar, fraldas e leite. Toda ajuda é bem-vinda. Agradeço a todos", pede Tataina.
Quem quiser ajudar o pequeno Enzo Raphael basta acessar o link.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!