Cidades

Covid-19: Cai o número de pacientes em UTIs de São Gonçalo

Imagem ilustrativa da imagem Covid-19: Cai o número de pacientes em UTIs de São Gonçalo
O município tem 91% de leitos ocupados em hospitais particulares. Foto: Ascom/PMSG

Após atingir 100% de ocupação em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na rede privada, exclusiva para pacientes com Covid-19, há 12 dias, São Gonçalo apresentou queda, segundo boletim divulgado nesta segunda-feira (12) pelo Sindicato dos Hospitais, Clínicas e Casas de Saúde (Sindhleste). No entanto, os números seguem altos e o município agora conta com 91% dos leitos ocupados. 

A queda maior, foi na ocupação dos quartos destinados a pacientes com coronavírus no município. Segundo o Sindhleste, do total de leitos de enfermaria disponíveis, 51% estão ocupados. 

A alta também pode ser observada nos hospitais da rede pública eda cidade. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, no Pronto Socorro Central Dr. Armando Gomes de Sá Couto,  no Centro, a enfermaria está com os oitos leitos disponíveis a pacientes com Covid-19 ocupados.  Já nos leitos de CTI, dos sete existentes, há vaga em um. 

No Hospital Franciscano Nossa Senhora das Graças, no bairro Lagoinha, dos 28 leitos de enfermaria na unidade, sete estão desocupados.  Já no CTI, há apenas um leito disponível. Seis deles estão ocupados. 

Referência em Covid-19 pediátrica, o Pronto Socorro Infantil Darcy Vargas no Centro de São Gonçalo, mostrou queda. Dos seis leitos de enfermaria disponíveis, apenas um está ocupado. Dos leitos de CTI, dos sete disponíveis, apenas dois estão com pacientes. 

De acordo com o boletim atualizado pela Secretaria Municipal de Saúde, a cidade confirmou 20 óbitos em decorrência do novo coronavírus (Covid-19) nesta terça-feira (13), chegando a 1.735 no total. As mortes ocorreram entre 19 de março e 3 de abril.

Até o momento, São Gonçalo contabiliza 67.054 casos confirmados, 64.671 curados, 74 hospitalizados na Rede Pública Municipal de Saúde, 648 em quarentena domiciliar, 105 óbitos em investigação e 1.735 óbitos confirmados.

Os óbitos lançados no boletim de hoje são de datas retroativas, devido ao processo de investigação feito pela Divisão de Vigilância Epidemiológica, com base nos resultados dos testes realizados pelos pacientes.

Itaboraí

A Secretaria Municipal de Saúde de Itaboraí informa que a cidade se encontra na bandeira vermelha, risco alto de contágio de Covid-19, tendo registrado até essa data 42.023 notificações.

Foram confirmados 11.958 casos positivos de Covid-19, se encontram ainda em investigação 395. O município também já descartou 8.152 casos prováveis, mas, ainda sim, 568 óbitos foram registrados.

Cada bandeira representa um nível de risco e um conjunto de recomendações de isolamento social, que variam entre as cores roxa (risco muito alto), vermelho (risco alto), laranja (risco moderado), amarela (risco baixo) e verde (risco muito baixo).

< Piada absurda: internautas associam personagem de Paulo Gustavo ao momento do ator Corpo de Bombeiros inicia vacinação em massa de militares nesta quarta <