Cidades

Covid-19: pacientes neurológicos com mais de 18 anos vacinados em SG

Pessoas com doenças neurológicas crônicas podem se vacinar. Foto: Arquivo

A Secretaria de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo amplia, a partir desta quarta-feira (26), o público-alvo da vacinação contra covid-19. Pessoas que têm doenças neurológicas crônicas com mais de 18 anos já podem procurar um dos doze pontos de atendimento, dos quais quatro com drive thru.

O município segue vacinando grávidas e puérperas com comorbidades (que tomarão exclusivamente a pfizer, disponível em nove locais, sendo quatro com drive thru), pessoas com deficiência permanente com mais de 18 anos, pessoas com comorbidades com mais de 35 anos, idosos com mais de 60 anos, trabalhadores da saúde da linha de frente e profissionais da saúde acima de 18 anos e pessoas com síndrome de down acima de 18 anos.

A segunda dose de coronavac está disponível para aqueles que tomaram a primeira dose do imunizante a partir do dia 17 de abril nesta quarta-feira (26). Podem se imunizar com a segunda dose da astrazeneca pessoas que tomaram a vacina há mais de 12 semanas.

Os gonçalenses devem observar a caderneta ou o comprovante de vacinação para procurarem os locais de vacinação nos dias divulgados pelas redes sociais e site da Prefeitura. Para a segunda dose, todos devem estar munidos com o comprovante da primeira dose da vacina aplicada no município. Aqueles que não levarem o comprovante ou apresentarem comprovante de outra cidade não serão imunizados.

Os locais de vacinação recebem as pessoas que chegam até as 16h30, para que os mesmos sejam atendidos até 17h, nos dias de semana, e 11h30 aos sábados.

Doenças neurológicas crônicas

Estão neste grupo as doenças cerebrovasculares (acidente vascular cerebral isquêmico ou hemorrágico; ataque isquêmico transitório; demência vascular); doenças neurológicas crônicas que impactem na função respiratória; indivíduos com paralisia cerebral, esclerose múltipla e condições similares; doenças hereditárias e degenerativas do sistema nervoso ou muscular; deficiência neurológica grave e epilepsia.       

Grávidas e puérperas com comorbidades

As gestantes e puérperas com comorbidades com mais de 18 anos podem se vacinar em São Gonçalo com a primeira dose da vacina pfizer em nove pontos de vacinação, quatro com drive-thru, até a próxima sexta-feira (28). 

Pessoas com deficiência permanente

Considera-se pessoas com deficiência permanente aquelas que têm impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial. Este grupo inclui pessoas com: limitação motora que cause grande dificuldade ou incapacidade para andar ou subir escadas; indivíduos com grande dificuldade ou incapacidade de ouvir mesmo com uso de aparelho auditivo; indivíduos com grande dificuldade ou incapacidade de enxergar e indivíduos com alguma deficiência intelectual permanente que limite as suas atividades habituais, como trabalhar ou estudar.

Saúde

Os profissionais de saúde que atuam na cidade, que têm mais de 18 anos e podem se vacinar são: técnico em radiologia, enfermeiro, técnico e auxiliar de enfermagem, médico, fisioterapeuta, nutricionista, odontólogo, fonoaudiólogo, psicólogo, biólogo, farmacêutico, assistente social, biomédico e auxiliar e técnico de saúde bucal. 

Comorbidades

O município vacina as pessoas com mais de 37 anos que têm as seguintes comorbidades: diabetes mellitus, hipertensão arterial grave, doença pulmonar obstrutiva crônica, doença renal crônica, doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, indivíduos transplantados de órgão sólido ou de medula óssea, anemia falciforme, cirrose hepática, imunossuprimidos, câncer e obesidade mórbida. 

Linha de frente

Os trabalhadores da saúde da linha de frente dos hospitais de São Gonçalo que ainda não se vacinaram por serem recém-contratados podem se vacinar. Os trabalhadores dos serviços de saúde públicos e privados da linha de frente são aqueles que estão envolvidos diretamente na atenção/referência para os casos suspeitos e confirmados de covid-19 – tanto da urgência e emergência quanto da atenção básica. Neste grupo estão todos os trabalhadores envolvidos na unidade de saúde (faxineiros, atendentes, recepcionistas, maqueiros, médicos, enfermeiros, copeiras, cozinheiras, técnicos…).

Acamados

Acamados com mais de 60 anos que são atendidos pela Estratégia Saúde da Família (ESF) estão sendo vacinados em casa. Parentes e responsáveis de acamados ou com mobilidade reduzida, com mais de 60 anos, que não são atendidos pelo programa, podem procurar unidades de saúde mais próximas de suas residências para cadastrar a pessoa para receber a vacina em casa ou podem fazer o cadastro através do email [email protected]. Os acamados serão vacinados dependendo da disponibilidade das equipes.  

Balanço

Desde o início da campanha, a cidade vacinou com a primeira dose 207.869 pessoas, sendo 27.272 trabalhadores da saúde, 132.628 idosos com mais de 60 anos, 1.692 funcionários e pessoas em Instituições de Longa Permanência (Ilpis), 105 pessoas de residências terapêuticas, dois indígenas, 20 pessoas com síndrome de down, 43.346 pessoas com comorbidades, 13 grávidas, uma puérpera, 53 pessoas com deficiência permanente e 2.737 acamados. Até as 16h desta terça-feira (25), 114.390 pessoas tinham sido imunizadas com a segunda dose.   

Calendário de primeira dose

– Quarta-feira (26): idosos a partir de 60 anos, pessoas com comorbidades a partir de 35 anos, profissionais de saúde que estão atuando a partir de 18 anos, pessoas com síndrome de down a partir de 18 anos, trabalhadores da saúde da linha de frente acima de 18 anos, pessoas com doenças neurológicas crônicas, grávidas e puérperas com comorbidades com mais de 18 anos, pessoas com deficiência permanente com mais de 18 anos.

 – Quinta-feira (27): idosos a partir de 60 anos, pessoas com comorbidades a partir de 33 anos, profissionais de saúde que estão atuando a partir de 18 anos, pessoas com síndrome de down a partir de 18 anos, trabalhadores da saúde da linha de frente acima de 18 anos, pessoas com doenças neurológicas crônicas, grávidas e puérperas com comorbidades com mais de 18 anos, pessoas com deficiência permanente com mais de 18 anos.

– Sexta-feira (28): idosos a partir de 60 anos, pessoas com comorbidades a partir de 31 anos, profissionais de saúde que estão atuando a partir de 18 anos, pessoas com síndrome de down a partir de 18 anos, trabalhadores da saúde da linha de frente acima de 18 anos, pessoas com doenças neurológicas crônicas, grávidas e puérperas com comorbidades com mais de 18 anos, pessoas com deficiência permanente com mais de 18 anos.

– Sábado (29): idosos a partir de 60 anos, pessoas com comorbidades a partir de 29 anos, profissionais de saúde que estão atuando a partir de 18 anos, pessoas com síndrome de down a partir de 18 anos, trabalhadores da saúde da linha de frente acima de 18 anos, pessoas com doenças neurológicas crônicas, grávidas e puérperas com comorbidades com mais de 18 anos, pessoas com deficiência permanente com mais de 18 anos. 

Calendário de segunda dose de coronavac

– A partir de quarta-feira (26): pessoas que tomaram a vacina coronavac a partir do dia 17 de abril 

Locais de vacinação de astrazeneca e coronavac, de segunda a sexta, das 8h às 17h; e sábado, das 8h às 12h

– Polo Sanitário Dr. Washington Luiz, Zé Garoto

– Salão do Clube Mauá, Centro

– Umpa Nova Cidade

– Clínica Gonçalense do Mutondo

– Polo Sanitário Dr. Hélio Cruz, Alcântara

 – Clínica da Família Dr. Zerbini, Arsenal

– Polo Sanitário Rio do Ouro

– PAM Coelho

– Cras Vista Alegre

– PAM Neves 

– Umpa Pacheco 

– Estacionamento da Igreja Universal do Reino de Deus de Alcântara    

Pontos com drive thru

– Campo do Clube Mauá, Centro 

– Centro de Tradições Nordestinas, Neves

– Umpa Nova Cidade

– Cras Vista Alegre 

Locais de vacinação da pfizer, de segunda a sexta, das 8h às 17h

– Polo Sanitário Dr. Washington Luiz, Zé Garoto 

– Salão do Clube Mauá, Centro 

– Umpa Nova Cidade 

– Clínica Gonçalense do Mutondo

– Polo Sanitário Dr. Hélio Cruz, Alcântara 

– Clínica da Família Dr. Zerbini, Arsenal 

– Cras Vista Alegre 

– PAM Neves  

Pontos com drive thru

– Campo do Clube Mauá, Centro 

– Centro de Tradições Nordestinas, Neves 

– Umpa Nova Cidade

– Cras Vista Alegre  

Público-alvo e documentação solicitada para primeira dose

 – Profissionais de saúde com mais de 18 anos ou da linha de frente, de qualquer idade, que trabalham em São Gonçalo e moram na cidade. 

Documentos solicitados: comprovante de trabalho, CPF ou cartão do SUS e carteira de vacinação.

  – Profissionais de saúde com mais de 18 anos ou da linha de frente, de qualquer idade, que trabalham em São Gonçalo e que residem em outros municípios. 

Documentos solicitados: comprovante de trabalho de São Gonçalo, CPF ou cartão do SUS e carteira de vacinação.

  – Profissionais de saúde com mais de 18 anos ou da linha de frente, de qualquer idade, que trabalham em outros municípios e residem em São Gonçalo.

Documentos solicitados: comprovante de trabalho, comprovante de residência de São Gonçalo, CPF ou cartão do SUS e carteira de vacinação.

 – Idosos a partir de 60 anos

Documentos solicitados: identidade, CPF ou cartão do SUS, comprovante de residência e carteira de vacinação.

– Síndrome de Down a partir de 18 anos

Documentos solicitados: identidade, CPF ou cartão do SUS e carteira de vacinação

 – Maiores de 35 anos com comorbidades

Documentos solicitados: duas últimas receitas, prescrições ou atestados médicos que comprovem a comorbidade com, no máximo, três meses de emissão, além dos seguintes documentos: identidade, CPF ou cartão do SUS, comprovante de residência e carteira de vacinação.

 – Grávidas com comorbidades com mais de 18 anos

Documentos solicitados: duas últimas receitas, prescrições ou atestados médicos que comprovem a comorbidade com, no máximo, três meses de emissão, comprovante de estado gestacional (declaração médica atestando a gravidez ou cartão de pré-natal), identidade, CPF ou cartão do SUS, comprovante de residência e carteira de vacinação.

– Puérperas com comorbidades com mais de 18 anos

Documentos solicitados: duas últimas receitas, prescrições ou atestados médicos que comprovem a comorbidade com, no máximo, três meses de emissão, identidade, CPF ou cartão do SUS, comprovante de residência, certidão de nascimento da criança ou declaração de nascido-vivo e carteira de vacinação.

 – Pessoas com deficiências permanentes com mais de 18 anos

Documentos solicitados: laudo médico que indique a deficiência ou cartão de gratuidade no transporte público que indique condição de deficiência ou documentos comprobatórios de atendimento em centros de reabilitação ou unidades especializadas no atendimento de pessoas com deficiência ou documento oficial de identidade com a indicação da deficiência ou qualquer outro documento que indique se tratar de pessoa com deficiência, além de identidade, CPF ou cartão do SUS, comprovante de residência e carteira de vacinação.

– Pessoas que têm doenças neurológicas crônicas com mais de 18 anos

Documentos solicitados: duas últimas receitas, prescrições ou atestados médicos que comprovem a doença neurológica crônica com, no máximo, três meses de emissão, além dos seguintes documentos: identidade, CPF ou cartão do SUS, comprovante de residência e carteira de vacinação.

< Deputado Daniel Silveira volta a negar ter gravado reunião do PSL Mãe e filho líderes do golpe do empréstimo presos por policiais de Niterói <