Cidades
Cristo Redentor abre os braços para a solidariedade durante a pandemia
Antes da pandemia de Covid-19 provocar mobilizações de solidariedade, o trabalho voluntário estava em trajetória de queda no país, mostram dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Continua (Pnad Contínua), referente a 2019, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)
O censo mostra que o trabalho voluntário foi realizado por 6,9 milhões de pessoas no Brasil em 2020, 300 mil a menos do que no ano anterior. A proporção de pessoas a partir de 14 anos de idade dedicadas ao trabalho voluntário caiu de 4,3% para 4%. Esse dado coloca o Brasil em 540 lugar no Ranking Global de Solidariedade, o World Giving Index (WGI), uma iniciativa da organização britânica Charities Aid Foundation (CAF), representada no Brasil pelo IDIS - Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social.
Há um grande esforço a ser feito para aumentar o engajamento cívico no país. O movimento de cuidar do próximo e realizar doações é fundamental para enfrentar não apenas os efeitos da pandemia, mas para diminuir o distanciamento social e acelerar a melhoria da qualidade de vida de quem mais precisa.
Em busca de uma nação de voluntários O Transforma Brasil - movimento que tem como missão transformar o Brasil por meio dos cidadãos, incentivando a cultura da solidariedade, criou um prêmio para celebrar quem hoje já faz a diferença na sociedade.
A premiação, intitulada “Voluntariado Transforma”, vai reconhecer as três pessoas cadastradas na plataforma do Transforma Brasil que tenham mais horas de trabalho voluntário e 17 projetos ou iniciativas que mais estimularem ações de voluntariado e engajamento de voluntários. O prêmio será lançado nesse sábado, 28 de agosto, data que marca o Dia Nacional do Voluntariado e o aniversário do Transforma Brasil, durante uma cerimônia no Santuário Cristo Redentor, no Rio de Janeiro. A ação vai homenagear aqueles que dedicam seu tempo e seu talento para transformar o mundo num lugar melhor.
A partir das 19h, uma projeção no monumento ao Cristo Redentor vai lembrar a importância da participação cidadã para a transformação social. O objetivo é celebrar o resultado de tantas iniciativas e pessoas que fazem e ajudam milhares de pessoas no país para que eles continuem trabalhando por uma sociedade menos desigual, além de incentivar a participação de cada vez mais voluntários no Brasil.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!