Cidades

Cristo Redentor abre os braços para a solidariedade durante a pandemia

Lançamento oficial da Festa dos 90 anos do Cristo Redentor, no morro do Corcovado, Rio de Janeiro.
Lançamento oficial da Festa dos 90 anos do Cristo Redentor, no morro do Corcovado, Rio de Janeiro. |  Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
Projeção no monumento marca Dia Nacional do Voluntariado e lançamento de prêmio peloTransforma Brasil, com apoio da Neoenergia. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Antes da pandemia de Covid-19 provocar mobilizações de solidariedade, o trabalho voluntário estava em trajetória de queda no país, mostram dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Continua (Pnad Contínua), referente a 2019, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

O censo mostra que o trabalho voluntário foi realizado por 6,9 milhões de pessoas no Brasil em 2020, 300 mil a menos do que no ano anterior. A proporção de pessoas a partir de 14 anos de idade dedicadas ao trabalho voluntário caiu de 4,3% para 4%. Esse dado coloca o Brasil em 540 lugar no Ranking Global de Solidariedade, o World Giving Index (WGI), uma iniciativa da organização britânica Charities Aid Foundation (CAF), representada no Brasil pelo IDIS - Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social.

Há um grande esforço a ser feito para aumentar o engajamento cívico no país. O movimento de cuidar do próximo e realizar doações é fundamental para enfrentar não apenas os efeitos da pandemia, mas para diminuir o distanciamento social e acelerar a melhoria da qualidade de vida de quem mais precisa.

Em busca de uma nação de voluntários O Transforma Brasil - movimento que tem como missão transformar o Brasil por meio dos cidadãos, incentivando a cultura da solidariedade, criou um prêmio para celebrar quem hoje já faz a diferença na sociedade.

A premiação, intitulada “Voluntariado Transforma”, vai reconhecer as três pessoas cadastradas na plataforma do Transforma Brasil que tenham mais horas de trabalho voluntário e 17 projetos ou iniciativas que mais estimularem ações de voluntariado e engajamento de voluntários. O prêmio será lançado nesse sábado, 28 de agosto, data que marca o Dia Nacional do Voluntariado e o aniversário do Transforma Brasil, durante uma cerimônia no Santuário Cristo Redentor, no Rio de Janeiro. A ação vai homenagear aqueles que dedicam seu tempo e seu talento para transformar o mundo num lugar melhor.

A partir das 19h, uma projeção no monumento ao Cristo Redentor vai lembrar a importância da participação cidadã para a transformação social. O objetivo é celebrar o resultado de tantas iniciativas e pessoas que fazem e ajudam milhares de pessoas no país para que eles continuem trabalhando por uma sociedade menos desigual, além de incentivar a participação de cada vez mais voluntários no Brasil.

< Saída de baile funk termina com morto e feridos no Rio Prefeitura de Itaboraí realiza mutirão de vacinação contra Covid-19 <