Cidades

Denúncia de descaso em unidade de saúde de Niterói

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A Clínica fica localizada na Rua Teixeira de Freitas. Foto: Google Street View

A mãe de um jovem de 12 anos denuncia descaso e despreparo no atendimento em uma unidade do Programa Saúde da Família, no Fonseca, na Zona Norte de Niterói. O filho, que realiza tratamentos na Rua Teixeira de Freitas desde 2013 "desapareceu" do cadastro do posto e teve a declaração de comorbidade negada nesta quarta-feira (27).

A denunciante e mãe do menino, Monique Santos da Silva, de 30 anos, informou que foi ao posto solicitar a renovação da receita e uma declaração de comorbidade para entregar na escola, mas foi informada por funcionários do local que não seria possível a entrega da declaração devido a falta de cadastro.

Monique informou que a última renovação da receita do filho foi realizada em julho deste ano e que, apesar de ser informada da falta de cadastro, o posto ficou com a receita para tentar renovação. No entanto, ela alega precisar da declaração para provar na escola que o filho não está apto a frequentar as aulas presenciais.

"Falaram que meu filho não possui cadastro do posto, nem no sistema. Meu filho tem obesidade, pressão alta, diabetes, toma insulina, toma remédio controlado... Desde 2013 eu cuido dele nesse posto, ele tinha prontuário, exames, tudo! Já fez até teste de Covid-19 lá. Além disso, como eles pretendem renovar receita sem prontuário? Não faz sentido! Eu acho esse descaso com pacientes um absurdo!".

Monique Santos.

A mãe ainda esclarece que tentaram justificar informando que o filho não morava no bairro, entretanto, ela explica que o pré-adolescente mora com ela, o esposo, e o enteado na Rua Teixeira de Freitas.

"O meu prontuário, do meu esposo e do meu enteado constam no posto, como que o do meu filho não?", questionou indignada.

Procurada, a Secretaria Municipal de Saúde de Niterói esclarece que a PMF da Teixeira de Freitas, que existe há sete anos, conta com prontuário eletrônico de fácil acesso aos profissionais. Os cadastros dos pacientes são feitos no domicílio de cada família por equipes que visitam periodicamente cada residência, atualizando o cadastro. A secretaria entrou em contato com a responsável pelo jovem para esclarecer quaisquer dúvidas.

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