Cidades

Rio fecha parceria para oferecer cursos à população mais vulnerável

Imagem ilustrativa da imagem Rio fecha parceria para oferecer cursos à população mais vulnerável
Protocolo de intenções focado em projetos de desenvolvimento educacional e profissionalizante da população. Foto: Fernando Maia/Prefeitura do Rio

A Secretaria Municipal de Assistência Social e o Senac RJ firmaram nesta quinta-feira (28), um protocolo de intenções focado em projetos de desenvolvimento educacional e profissionalizante da população carioca em situação de vulnerabilidade social. Como o projeto Voe Natal que conferiu 200 vagas gratuitas de qualificação profissional em cursos do segmento de varejo nas unidades do Senac RJ em Campo Grande, Centro Politécnico, Madureira e Unidade Avançada de Hospitalidade da Rocinha.

"Hoje a nossa comemoração é pelo Voe Natal, projeto que é sensacional, porque é o que as pessoas estão precisando, que é empregabilidade urgente e imediata, nesse momento em que a vulnerabilidade aumenta, e isso é flagrante na cidade. Se não dermos uma opção efetiva de emprego não vamos resolver a vida de ninguém", afirmou a secretária municipal de Assistência Social, Laura Carneiro.

"O melhor programa social é o emprego e o caminho para essa conquista passa pela educação profissionalizante. É de extrema importância que organizações da sociedade civil se engajem em projetos de enfrentamento da pobreza, do desemprego e caminhem junto com a municipalidade pelo desenvolvimento da nossa cidade", comentou o diretor regional do Senac RJ, Sérgio Arthur Ribeiro da Silva.

Fernanda Lemos da Silva, 36 anos, dois filhos, já se matriculou no curso de “A arte de se comunicar e vender mais”, através do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) Zózimo Barroso do Amaral, em Madureira.

“Essa é uma grande oportunidade de voltar ao mercado de trabalho”, disse ela, que está desempregada há sete anos, depois de trabalhar quatro anos em hotelaria. “Está muito difícil”, declarou. Ela pretende também fazer o curso “Venda de alta performance”.

O projeto Voe Natal está oferecendo aulas até o mês de novembro e inscrições através dos CRAS (Centros de Referência da Assistência Social) de cada localidade. Bem como a continuidade da parceria já estabelecida para a realização de cursos gratuitos de capacitação profissional na Unidade Avançada de Hospitalidade do Senac RJ na Rocinha.

As vagas do projeto Voe Natal e da Unidade Avançada de Hospitalidade do Senac RJ na Rocinha são ofertadas pelo Programa Senac de Gratuidade destinado a candidatos com renda familiar per capita de até dois salários mínimos federais, na condição de alunos matriculados ou egressos da educação básica e trabalhadores empregados e/ou desempregados. A idade mínima é 16 anos e a formação escolar, ensino fundamental completo.

< Denúncia de descaso em unidade de saúde de Niterói Jardim Catarina ganha consultórios odontológicos da prefeitura de SG <