Cidades

Detran oferece 100 mil vagas para agendamento de identidade a partir desta segunda

Imagem ilustrativa da imagem Detran oferece 100 mil vagas para agendamento de identidade a partir desta segunda
|  Foto: Foto: Alexandre Simonin
O Detran.RJ reforça que é preciso respeitar o horário agendado, sem antecipação ou atrasos, para que não ocorram filas e aglomerações. Foto: Alexandre Simonin


O Detran.RJ vai oferecer, a partir desta segunda-feira (27), 100 mil vagas para agendamento de serviços de identificação civil (primeira e segunda vias de carteira de identidade). As vagas estarão disponíveis para os dez dias seguintes e o agendamento poderá ser feito pelo site do Detran e pelo teleatendimento (21-3460-4040/ 3460-4041/3460-4042).

Além disso, em outra medida para ampliar a capacidade de atendimento do Detran, também a partir desta segunda-feira cinco postos de emissão de carteiras de identidade vão passar a oferecer atendimento noturno, com funcionamento até 21h – e última marcação às 20h30. O objetivo é aumentar o número de vagas e reduzir a demanda reprimida, devido à pandemia. Nos demais postos, o horário continuará o atual – das 10h às 19h em shoppings, e, das 8h às 17h, nas demais unidades.

Os postos de identificação civil com horário ampliado serão: Copacabana Mall (Copacabana), Shopping Aerotown (Barra da Tijuca), Niterói Shopping (Niterói), Itaboraí Plaza Shopping (Itaboraí) e Guarus Plaza Shopping (Campos dos Goytacazes).

“Estamos ampliando a capacidade de atendimento e, ao mesmo tempo, oferecendo mais uma possibilidade para as pessoas que trabalham no horário comercial e não podem comparecer aos postos durante o dia”, disse o presidente do Detran.RJ, Adolfo Konder.

Habilitação

Na Diretoria de Habilitação, houve uma readequação da metodologia de geração de vagas e o Detran.RJ está triplicando o número de agendamentos para a primeira habilitação. A partir desta sexta-feira (24/09), o número de vagas para este serviço passará de 13 mil para cerca de 40 mil vagas mensais, distribuídas em todo o Estado do Rio.

As vagas para os outros serviços de habilitação - renovação, segunda via, mudança e adição de categoria - continuam sendo ofertadas, sem qualquer redução, somando cerca de 94 mil agendamentos por mês.

É preciso lembrar que uma resolução do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) prorrogou, por tempo indeterminado, o prazo de renovação das carteiras de habilitação vencidas a partir de 1º de março de 2020. Com isso, essas CNHs continuam válidas e os motoristas não precisam se apressar para fazer a renovação, pois trafegam na legalidade.

Serviços de veículos

Em abril deste ano, o Detran ampliou o horário de atendimento em dez postos de vistorias de veículos, que também estão atendendo até 21h, de forma a facilitar a vida dos usuários. São cinco postos na capital – Largo do Machado, Barra, Cocotá, Ceasa e Campo Grande – e cinco na Região Metropolitana e no interior do estado – Niterói, Belford Roxo, Magé, São Pedro da Aldeia e Campos dos Goytacazes.

O Detran.RJ reforça que é preciso respeitar o horário agendado, sem antecipação ou atrasos, para que não ocorram filas e aglomerações. O departamento pede ainda a colaboração dos usuários para que não levem acompanhantes aos postos e, caso não possam comparecer na data marcada, desmarquem seus atendimentos com antecedência para dar vez a outras pessoas que necessitam dos serviços.

< À sombra da Libertadores, Sul-Americana também pode ter final brasileira Feirão de negociação de contas de energia será realizado em Cabo Frio <