Imunização

'Dia D' de vacinação no Rio

Vacina da gripe está disponível para populaçao acima de 6 meses

A vacina contra Covid-19 também será ofertada
A vacina contra Covid-19 também será ofertada |  Foto: Marcelo Tavares
  

A Secretaria Municipal de Saúde do Rio promove, neste sábado (4), o dia D de vacinação, estendendo o imunizante contra a gripe para toda a população acima dos seis meses de vida. Além disso, também estarão disponíveis as vacinas contra Sarampo e Covid-19.

A vacina contra Sarampo estará disponível para crianças de seis meses a 4 anos; a da Covid-19 a partir de 5 anos, para quem ainda tiver alguma dose em aberto; e, nas unidades de Atenção Primária, os demais imunizantes do calendário da criança e do adolescente para atualização da caderneta de vacinação, caso haja algum em atraso.

Mais de 450 pontos de vacinação serão disponibilizados para atender a população neste sábado, entre unidades de saúde e postos extras, das 8h às 17h. Passado o dia D, a vacina da gripe continuará disponível nas unidades de saúde para toda a população, até quando durarem os estoques.

A população de crianças na faixa etária indicada para a vacina do sarampo é estimada em 353 mil na cidade. Para a campanha, a vacina usada é a Tríplice viral, ofertada em dose adicional, independentemente da situação vacinal apresentada. Até o momento, pouco mais de 30% das crianças da cidade foram vacinadas contra o sarampo na campanha.

A vacina contra a Covid-19 será ofertada para atualizar esquemas vacinais de todos os públicos já convocados. Crianças entre 5 e 11 anos são duas doses; adolescentes e adultos a partir de 12 anos devem ter ainda o reforço. Já as pessoas com 50 anos ou mais devem receber até a segunda dose de reforço.

Niterói

A Prefeitura de Niterói também promove o dia D neste sábado(4). A imunização ocorrerá em 41 unidades de saúde, das 08h às 17h, com entrada até às 16h30.

Para receber a dose, as pessoas a partir de 6 meses de idade devem comparecer às unidades de saúde levando carteira de identidade e CPF. É importante levar a carteira de vacinação, principalmente das crianças

Covid-19 - O Dia D também será destinado para vacinação contra a Covid-19. Neste momento o município está realizando a aplicação da quarta dose ou segunda dose de reforço para idosos a partir de 60 anos, com intervalo de quatro meses da terceira dose. A terceira dose é destinada para adolescentes de 12 a 17 anos e pessoas a partir de 18 anos, com intervalo de quatro meses da segunda dose. Niterói segue em repescagem contínua para aplicação da primeira e segunda dose para crianças entre 5 e 11 anos, adolescentes de 12 a 17 anos e pessoas a partir de 18 anos.

A vacinação contra a Covid-19 ocorrerá em seis policlínicas e para receber a dose da vacina é necessário apresentar carteira de identidade, CPF, comprovante de residência e comprovante das doses anteriores. Para os adolescentes é necessário a presença do responsável legal.  

Locais de Vacinação no Dia D contra a Covid-19, Influenza e sarampo:

Policlínica Sérgio Arouca, Vital Brazil; Policlínica do Barreto; Policlínica Regional de Itaipu; Policlínica Regional Carlos Antônio da Silva, São Lourenço; Policlínica Regional de Piratininga; e Policlínica Regional da Engenhoca.

Locais de Vacinação no Dia D contra a Influenza e Sarampo:

Policlínica Sérgio Arouca, Vital Brazil; Policlínica do Barreto; Policlínica Regional de Itaipu; Policlínica Regional Carlos Antônio da Silva, São Lourenço; Policlínica Regional de Piratininga; e Policlínica Regional da Engenhoca; Policlínica Regional do Largo da Batalha.

Unidades Básicas de Saúde (UBS): Morro do Estado, Santa Bárbara, Engenhoca e Centro.

Unidades do Programa Médico de Família: Grota I, Grota II, Ilha da Conceição, Leopoldina, Teixeira de Freitas, Vila Ipiranga, Jurujuba, Várzea das Moças, Alarico, Atalaia, Cafubá I, Cafubá III, Cantagalo, Caramujo, Coronel Leôncio, Jonathas Botelho, Maceió, Maravista, Marítimos, Martins Torres, Maruí, Matapaca, Boa Vista, Preventório I, Preventório II, Sapê, Souza Soares, Viçoso Jardim, Viradouro, Badu e Vital Brazil.

< Restaurante de universidade é fechado por oferecer comida estragada Ambulância capota e motorista morre na hora na Zona Sul do Rio <