Mês delas!

Dia da Mulher: confira atrações gratuitas no Rio, Niterói e Maricá

Cidades estão recheadas de eventos e até mutirões de emprego

Massoterapia, trança, maquiagem, sobrancelha e auriculoterapia serão os serviços oferecidos
Massoterapia, trança, maquiagem, sobrancelha e auriculoterapia serão os serviços oferecidos |  Foto: Divulgação
 

O Dia Internacional da Mulher será celebrado com diversas programações nesta quarta-feira (8), pelo Rio e na Região Metropolitana. A lista inclui mutirão de emprego, música, palestras e muito mais. 

Confira:

Rio

O Governo do Rio promove nesta quarta-feira, 8 de março, um grande mutirão de serviços voltados para as mulheres, das 7 às 14h no Largo da Carioca. Um deles é a realização de 70 mamografias e 80 ultrassonografias no Mamógrafo Móvel da Secretaria de Estado de Saúde. Para ter acesso aos dois exames é necessário que a mulher apresente o pedido médico, cópia de identidade, do CPF, comprovante de residência e, caso possua, cartão do SUS. 

Além do mamógrafo móvel, no mutirão no Dia Internacional da Mulher também será disponibilizada a emissão de segunda via da carteira de identidade, isenção para certidão de nascimento, óbito e habilitação para casamento, acesso ao banco de empregos, orientações de defesa do consumidor e serviços de beleza e bem-estar.

Outras secretarias e órgãos do Governo do Estado também estarão com ações voltadas para o Dia Internacional da Mulher. É o caso do Detran, que vai realizar operações de fiscalização conduzidas exclusivamente por agentes de trânsito mulheres e do Detro, que estará fiscalizando ônibus e vans para verificar se cartazes alertando sobre assédio e importunação sexual estão afixados, como determina portaria do órgão.

No mutirão no Largo da Carioca, a secretaria de Trabalho e Renda vai oferecer 1.197 vagas de emprego na região metropolitana. As candidatas serão recebidas na Carreta do Trabalhador, onde as senhas serão distribuídas até às 11 horas. O atendimento ocorrerá até o meio-dia e haverá um guichê específico para o atendimento de pessoas com deficiência.

A Secretaria Especial da Juventude Carioca (JUVRio) preparou uma programação de atividades gratuitas. As ações acontecerão na Casa da Juventude, na região central da Cidade Maravilhosa, das 10h às 15h. Com expectativa de receber até 150 mulheres moradoras da favela mais antiga do Brasil. Desde que foi inaugurada, a Casa já realizou diversos cursos voltados para o desenvolvimento educacional, profissional, cultural e artístico de diversos jovens de 15 a 29 anos. 

Massoterapia, trança, maquiagem, sobrancelha e auriculoterapia serão os serviços oferecidos ao longo do dia para as mulheres que visitarem a Casa da Juventude do Centro. Será um dia completo de autoestima e beleza para homenageá-las. 

“É gratificante poder proporcionar, por meio do Espaço da Juventude, um dia diferente, de estímulo à autoestima das mulheres, oferecendo serviços de estética e bem-estar.  E por meio desta ação parabenizo todas as mulheres”, ressaltou o Secretário da Juventude Carioca, Salvino Oliveira.

A Casa da Juventude do Centro fica na Rua Santo Cristo, 144, Centro.

Niterói

A Prefeitura de Niterói programou uma série de eventos para marcar o Dia Internacional da Mulher, celebrado nesta quarta-feira (08). A Coordenadoria de Políticas e Direitos das Mulheres (Codim) realiza, das 9h às 18h, na Praça Arariboia, no Centro, o “Codim na Rua”. O evento vai ocorrer ao lado da estação das barcas e terá uma apresentação para a população dos equipamentos de política e proteção das mulheres em Niterói.

Haverá distribuição de panfletos sobre os serviços prestados pela Codim e, às 16h, um pocket show com voz e violão com Débora Ojeda. O espaço também terá uma lona, na qual as mulheres poderão escrever mensagens contando as próprias histórias.  

A coordenadora de Políticas e Direitos das Mulheres, Fernanda Sixel, destacou que a diversidade de ações e eventos é marca do 8 de março em Niterói. “Todo ano, a Codim celebra o Dia Internacional da Mulher com uma diversidade de atividades. Com o slogan “Cada Mulher, uma história” queremos mostrar o protagonismo de cada mulher com suas lutas, desafios e conquistas, além de fazer uma reflexão sobre os tempos atuais. Entendemos que somos todos responsáveis, Prefeitura e sociedade civil, pela construção de uma Niterói garantidora dos direitos das mulheres”, destacou Fernanda Sixel.

Na Zona Norte, a Secretaria Municipal de Governo, por meio da Administração Regional do Barreto, vai promover o evento #SouMulher. As atividades acontecem, a partir de 8h, no Parque Palmir Silva (Horto do Barreto). Serão oferecidos diversos serviços gratuitos voltados ao público feminino. Haverá corte de cabelo, designer de sobrancelha, massagem e auriculoterapia, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), e maquiagem. Pela manhã, ainda haverá uma palestra da equipe da Codim.

No Horto do Barreto, das 8h às 12h, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza verificação de pressão arterial, medição de glicemia capilar, distribuição de panfletos sobre direitos da mulher, orientações das ISTs, distribuição de preservativos masculino e feminino. Também às 8h, a Policlínica do Barreto terá serviços de saúde para a mulher. No Centro, às 9h, a programação envolve uma roda de conversa com o tema “A Saúde da Mulher”, na Policlínica de Especialidades Malu Sampaio, na Rua Visconde do Uruguai, número 531.

Das 10h às 13h30, na Policlínica Sérgio Arouca, no Vital Brasil, a assistente social Ana Inácia apresenta a palestra com o tema “Direitos da mulher” e a psicóloga Ana Beatriz fala sobre “autoestima e autocuidado". Às 14h, no Largo da Batalha, a SMS promove mais uma roda de conversa, desta vez com o tema “A Saúde da Mulher Idosa no Grupo de Convivência”. O encontro acontece na Policlínica Regional do Largo da Batalha, na Rua Reverendo Armando Ferreira, número 30.

Às 15h, na UPA Mário Monteiro, em Piratininga, haverá palestras e suporte ao acesso a exames de check-up com a psicóloga Valéria Vilar. Na Policlínica Carlos Antônio da Silva, em São Lourenço, a programação envolve sala de espera com o tema “Empoderamento feminino e seus 5 pilares”.

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Economia Solidária (SMASES) realiza uma roda de conversa sobre o Dia Internacional da Mulher com a participação da enfermeira Valéria Barros. Será às 14h, na Travessa Laurides Mattos, sem número (Banco Arariboia – Agência Vila Ipiranga).

A Secretaria Municipal de Educação (SME) organizou uma série de eventos nas bibliotecas populares para debater a temática feminina. Nesta quarta-feira (08), a Coordenação de Educação na Diferença, vinculada à Subsecretaria de Políticas Educacionais Transversais (SSPET/SME), promoverá a live “Mulheres negras em foco: feminismo negro em diálogo com os currículos escolares”. O objetivo é mobilizar sentidos para produção curricular e abordar o protagonismo de grandes intelectuais negras como Beatriz Nascimento, Conceição Evaristo, Lélia Gonzalez, Nilma Lino Gomes e Azoilda Loretto da Trindade.

A live será transmitida pelo Facebook da Educação Niterói, a partir das 18h. O debate ao vivo terá a participação da coordenadora do coletivo, Beatriz Nascimento; da advogada Marianna Lopes; e das integrantes da Coordenação de Educação na Diferença, Profa. Drª. Lygia Fernandes e Profª. Drª. Renata Rodrigues; com a mediação da Profaª. Drª. Cristiane Gonçalves de Souza.

No Dia Internacional da Mulher, a Secretaria Municipal de Fazenda de Niterói (SMF) lança a campanha “Cuidando delas na SMF”. A campanha tem como objetivo refletir sobre o papel da mulher na posição de cuidar daqueles que as circundam. A ideia é convidar as servidoras a pensarem e questionarem os múltiplos cuidados que também precisam ter consigo mesmas.

Ao longo do mês de março, a Secretaria abordará algumas formas importantes de cuidado, como: o cuidado mental e físico; as questões sobre maternidade e o cuidado no trabalho. Também serão promovidas diversas ações ao longo do mês, como roda de conversa, palestras, produção de guias e cartazes informativos.

A Companhia de Limpeza de Niterói (Clin) vai marcar o Dia Internacional da Mulher com uma palestra para as funcionárias da companhia com a mastologista Thereza Cypreste e a psico-oncologista Ana Cristina Barros Fróes. As profissionais vão falar sobre “Saúde da Mulher”.

Maricá

A Prefeitura de Maricá lançou a campanha “Ela Nasceu Pronta”, com uma série de ações desenvolvidas ao longo deste mês. Serão oferecidos serviços gratuitos de diversas pastas, como exposição, rodas de conversas, caminhada, shows musicais, manifestações culturais, além do Prêmio Mulher Cidadã Heloneida Studart.

Nesta quarta-feira (8), a partir das 9h, às atividades acontecem na Praça Conselheiro Macedo Soares, no Centro, com distribuição de panfletos educativos e atividades culturais, voz e violão com mulheres artistas do projeto Cultura de Direitos, apresentação da cantora Dalva Alves e banda. O evento também terá participação do prefeito Fabiano Horta.

“O mês de março marca a luta histórica das mulheres em busca da igualdade de direitos. Esse dia não é apenas uma data no calendário. Nós mulheres precisamos demonstrar as nossas diversidades e as estratégias efetivas que levem à superação de todas as formas de violência contra meninas e mulheres; violências que persistem, ameaçam a vida, as famílias e as comunidades. Este mês será repleto de atividades que destacam a resistência, a luta e a garantia de direitos e de visibilidade”, explicou a Coordenadora de Políticas para Mulheres, Luciana Piredda.

Ainda no dia 8, a Faculdade de Vassouras, no Flamengo, recebe a exposição “Mulheres na Ciência”, das 10h às 18h. Na quinta-feira (09/03), das 10h às 19h, estará presente no Banco Mumbuca. A exposição foi desenvolvida para relembrar a atuação de mulheres na área de pesquisa e desenvolvimento científico apresentando, em painéis monumentais, 15 cientistas de diferentes épocas, nacionalidades e áreas do conhecimento.

No domingo (12) a orla de Araçatiba receberá a corrida das mulheres, a partir das 8h. O evento também contará com shows, feira e ações sociais. No dia 31 de março acontece no Cine Henfil o Prêmio Mulher Cidadã Heloneida Studart, que vai homenagear mulheres que se destacam na luta por direitos.

Todas as ações no mês da mulher terão participação das secretarias de Participação Popular, Direitos Humanos e Mulher e de Ciência, Tecnologia e Comunicações, além do Grupamento Especial Maria da Penha da Guarda Municipal.

< MC é preso por dirigir bêbado e tem carro de luxo apreendido em SP Vídeo: incêndio em cinema deixa mortos e feridos em São Luís <