Cidades

Dia da Umbanda é lembrado com lavagem da escadaria da Câmara de Niterói

Imagem ilustrativa da imagem Dia da Umbanda é lembrado com lavagem da escadaria da Câmara de Niterói
Ao som dos atabaques e cânticos religiosos, a programação teve início às 14h. Foto: Divulgação

O aniversário da umbanda foi festejado na Câmara Municipal de Niterói na tarde desta segunda-feira (15). Mais de 400 pessoas compareceram à sessão solene que marcou a comemoração dos 113 anos da religião de matriz africana.

Durante a festividade foram distribuídas moções de aplausos e menções honrosas para líderes religiosos, adeptos e cidadãos que se destacam na valorização e preservação da história e cultura afro-brasileira.

Ao som dos atabaques e cânticos religiosos, a programação teve início às 14h, seguida pelo ritual da lavagem da escadaria da Câmara, defumação do ambiente e execução do hino da umbanda. A programação incluiu também apresentações de capoeira e dança cigana.

"É um privilégio que nesse dia, pela primeira vez na história desta celebração do aniversário da umbanda seja eu, uma mulher de axé, negra, a receber vocês na Câmara. É fundamental num tempo como esse que a gente vive, podermos estar aqui, livres, lavando essa escadaria com o nosso axé, defumando com as nossas ervas, vestindo as nossas vestimentas e dizendo que somos descendentes dos povos de matriz africana desse país, que vieram de África com muito sofrimento", disse a vereadora Walkíria Nictheroy, responsável pela realização da solenidade.  

Além da parlamentar, a mesa diretora da sessão solene ainda foi composta pelo secretário das Culturas de Niterói, Leonardo Giordano, vereador licenciado. É da autoria dele a Lei 3.089/2014, que declarou a Umbanda Patrimônio Cultural Imaterial da cidade e a Lei 3.080/2014, que tornou o Candomblé Patrimônio Cultural Imaterial de Niterói.

Compuseram também a mesa da solenidade: o subsecretário da CODIR, Felipe Carvalho, o Ogan Paulo de Oxalá, Pai Herbert de Xangô e o médium Adriano Dias. O Pai Cristiano de Oxóssi e a Mãe Andréia de Onira auxiliaram no cerimonial.        

< Restaurante Cidadão fechado por falta de luz em Niterói Neymar sente desconforto muscular e desfalca Brasil contra Argentina <