Cidades

Dia de proteção às florestas com plantio de árvores em São Gonçalo

Imagem ilustrativa da imagem Dia de proteção às florestas com plantio de árvores em São Gonçalo
A Secretaria de Meio Ambiente e o Centro devem oficializar, em breve, uma parceria para a promoção da educação ambiental para os gonçalenses. Foto: Lucas Alvarenga/ Ascom PMSG

Em comemoração ao Dia de Proteção às Florestas , a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) e a Guarda Municipal de São Gonçalo realizaram, na manhã deste sábado (17), uma ação de plantio de árvores no Centro de Educação Ambiental Gênesis, no bairro Água Mineral. Um fragmento de Mata Atlântica com aproximadamente 60 mil metros quadrados, ainda desconhecido para muitos munícipes.

A Secretaria de Meio Ambiente e o Centro devem oficializar, em breve, uma parceria para a promoção da educação ambiental para os gonçalenses e, também, a conscientização de preservação através do contato e do conhecimento das áreas de matas que muitas vezes são totalmente desconhecidas pela maioria da população do município.

“A prioridade do prefeito Capitão Nelson na área ambiental é conscientizar os cidadãos sobre a importância do meio ambiente. Muitos moradores não conhecem as áreas de preservação da cidade. Vamos trabalhar para que a educação ambiental seja desenvolvida aqui no instituto. Queremos inserir a educação ambiental na grade curricular das escolas do nosso município”, disse o secretário de Meio Ambiente, Carlos Afonso.

A fundadora e diretora do Centro de Educação Ambiental Gênesis, Lourdes Brazil, iniciou esse sonho de preservação local em 1986, quando, pela primeira vez, esteve no local. O instituto tem suas atividades realizadas desde 2005, tornando-se um ponto de resistência da Mata Atlântica, frente ao desmatamento e o avanço da urbanização. O local conta com espécies como Ipê, Cedro, Jatobá , inclusive Pau-Brasil, com produção própria de mudas de espécies endêmicas do bioma.

“Não vamos conseguir sensibilizar as pessoas sobre a importância do meio ambiente através do medo da escassez de água, do aquecimento global. Precisamos de um trabalho de sensibilização afetiva, compreendendo os benefícios que o meio ambiente traz”, destacou Lourdes.

Apesar de pouco conhecida pelos gonçalenses, a luta pela preservação ambiental do instituto vem sendo reconhecida internacionalmente, com seus projetos em destaque na América-Latina, figurando em capítulos de livro no México, Equador e recebendo premiação da ONU por suas práticas de sustentabilidade.

O objetivo do instituto é reestruturar e revitalizar as áreas de matas degradadas na região da Água Mineral e futuramente tornar-se uma universidade de educação para a sustentabilidade de importância local, regional, nacional e internacional.

Para os Guardas Municipais do Grupamento de Proteção Ambiental (Gpam), a manhã de sábado no Instituto Gênesis foi uma aula prática de contato direto com a natureza. Atualmente, 24 guardas participam do curso de capacitação ambiental, realizado no Centro de Convivência Socioambiental da Mata Atlântica.

Uma iniciativa do Programa Municipal de Educação Ambiental (Promea), com objetivo de criar, fortalecer e aperfeiçoar ações para a preservação e conservação do meio ambiente do município, através do desenvolvimento das funções e competências dos agentes.

Em um ambiente leve e descontraído, os guardas tiraram várias dúvidas com o secretário de Meio Ambiente, a proprietária do instituto e o professor do curso de capacitação. Ao final do encontro os agentes realizaram plantio de espécies como o araçá, quaresmeira, jabuticaba e grumixama.

“Não existe educação ambiental se isso não se tornar algo concreto. O contato direto com o meio ambiente propicia uma atmosfera, um relacionamento. Nosso curso inteiro é voltado para a prática. O olhar para as questões ambientais é desenvolvido não só nas áreas de proteção, mas entendendo o todo como parte do meio ambiente”, destacou o professor Júlio Vidal, que ministra aulas para os guardas do Gpam.

Para o guarda municipal Marcelo Lima, que atua na corporação desde 2011, a capacitação tem sido uma boa oportunidade para ampliar o conhecimento.

“O curso tem sido excelente. Uma oportunidade de aprendermos mais e sermos multiplicadores desse trabalho de preservação, tanto na sociedade quanto em nossas próprias casas”, disse o agente.

< Aposta do Espírito Santo leva prêmio de R$76 milhões da Mega-Sena Maricá estreia com grande vitória no segundo turno da Série A2 <