Cidades

Distribuição de bolsas de colostomia em núcleo de São Gonçalo

Imagem ilustrativa da imagem Distribuição de bolsas de colostomia em núcleo de São Gonçalo
|  Foto: Foto: Lucas Alvarenga/Ascom SG
Serviço multidisciplinar e distribuição de bolsas são disponibilizados. Foto: Lucas Alvarenga/Ascom SG

Pacientes que passaram por ostomia em São Gonçalo têm cuidados especiais na cidade. O Núcleo de Atenção à Saúde da Pessoa Ostomizada presta atendimento em diferentes especialidades, distribuição de bolsas de colostomia e produtos usados para a manutenção, durabilidade e limpeza do coletor, além dos cuidados com a pele. Para ter acesso aos serviços, o gonçalense só precisa ter encaminhamento médico e fazer cadastro no local.  

O espaço oferece atendimento multidisciplinar nas especialidades de Clínica Geral, Enfermagem (com especialização em Estomaterapia), Psicologia, Nutrição, Assistência Social e Fisioterapia, além de Oficinas Terapêuticas com foco em artesanato e Grupo de Apoio Organizado pela Psicologia e Assistência Social (suspensos atualmente por conta dos protocolos de combate à Covid-19).

O núcleo realiza, ainda, regulação de exames e encaminhamentos para outras especialidades e cirurgias que não são oferecidas no núcleo.

Atualmente, 600 pacientes estão cadastrados no núcleo. Destes, 200 são atendidos por mês, em média, nas especialidades oferecidas, e 450 retiram as bolsas e materiais para a manutenção.

“O núcleo atende todos os requisitos elencados na portaria 400/09 (portaria do Ministério da Saúde que estabelece diretrizes nacionais para a atenção à saúde das pessoas ostomizadas no Sistema Único de Saúde - SUS) e está sempre aberto para novos pacientes. Fazemos uma média de 30 novos cadastros por mês e distribuímos bolsas de colostomia e urostomia, além dos materiais necessários para a limpeza e manutenção”, explicou Flávia Medeiros, enfermeira especializada em estomaterapia e que é responsável pelo local. 

A profissional ressalta que, além dos atendimentos e entrega de materiais, a unidade ajuda os pacientes a entender e como cuidar do estoma em suas casas.

“Durante o tratamento, estimulamos a autonomia e o autocuidado. Mesmo fora do núcleo, o paciente poderá realizar sua limpeza, realizar seu próprio curativo e levar uma vida de qualidade com os materiais que entregamos. Tudo é ensinado e explicado aos pacientes na unidade, que também têm apoio psicológico”, disse Flávia Medeiros.

Para a retirada dos materiais

Tanto bolsas quanto os materiais para a manutenção e limpeza, além do paciente, outras três pessoas indicadas por ele na ficha de cadastro da unidade podem fazer a retirada. O Núcleo de Atenção à Saúde da Pessoa Ostomizada fica na Avenida Presidente Kennedy, 207, Centro, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (21) 2605-8086.

Cadastro

Para realizar o cadastro, o munícipe deve agendar consulta com a assistente social. Para o agendamento, basta ligar para a unidade através do telefone (21) 2605-8086 ou ir direto à unidade.

Caso a bolsa e materiais sejam emergência, o paciente pode ir direto à unidade com encaminhamento de alguma unidade de saúde de São Gonçalo para a retirada. E, no mesmo dia, marcar a consulta com a assistente social, caso não seja dia de atendimento da profissional.   

Para o cadastro, basta levar os seguintes documentos com cópias no dia do atendimento:

- Identidade

- CPF

- Comprovante de residência (últimos 3 meses)

- Cartão do SUS

- Laudo médico com CID

- 2 fotos 3x4

< Lisca Doido pede demissão do América e pode pintar em gigante brasileiro Janssen adia entrega de 3 milhões de vacinas ao Brasil <