Gratuito

Documentário sobre juíza assassinada será exibido em Niterói

'Patrícia Acioli: a Juíza do Povo' tem exibição nesta quarta

Patrícia foi morta a tiros quando chegava em sua casa em Niterói
Patrícia foi morta a tiros quando chegava em sua casa em Niterói |  Foto: Reprodução/Redes Sociais

O documentário "Patrícia Acioli: a Juíza do Povo" será exibido no Cineclube do Centro Especializado em Atendimento à Mulher (Ceam) de Niterói, nesta quarta-feira (12), às 14h. Contemplado pelo segundo edital do audiovisual de Niterói, o filme detalha o crime que chocou o país, afrontou a democracia e a independência do Poder Judiciário e colocou na prisão 11 policiais militares, inclusive o comandante do Batalhão de São Gonçalo. 

O documentário resgata personagens e memórias, além de trazer imagens e histórias inéditas sobre a juíza Patrícia Acioli, assassinada em 2011. A magistrada foi morta com 21 tiros quando chegava em sua casa, em Piratininga, após sair do Fórum de São Gonçalo, onde trabalhava. 

Naquele dia, ela havia assinado os pedidos de prisão de dois policiais militares, que a seguiram e a mataram na mesma noite. Eles integravam uma milícia que atuava no 7º Batalhão e estava sendo investigada pela juíza. Patrícia analisou mais de 100 autos de resistência na região e encontrou dezenas de relatórios forjados para encobrir execuções.

O Cine Ceam é uma iniciativa da Coordenadoria de Políticas e Direitos das Mulheres (Codim), em parceria com o Núcleo de Cinema e Educação /Núcleo de Cineclubes de Niterói (NuCiNi), a Coordenação de Educação e Cultura (Cecult), a Subsecretaria de Políticas Educacionais e Transversais (SSPET) e a Secretaria Municipal de Educação (SME).

Após a exibição gratuita, haverá bate-papo com o diretor Humberto Nascimento. O Ceam fica na Rua Cônsul Francisco Cruz, 49, Centro.

< Mirella e Ceará mostram estragos após ter casa assaltada; vídeos Justiça pede a extinção de cinco secretarias do Governo do Estado <